CCA recebe evento sobre tecnologias em automação
O CCA (Centro de Conhecimento da Água) recebeu nesta terça-feira, 23 de junho, o evento ‘Tecnologias em automação para tratamento de água e efluentes e redução de perdas’, realizado pela International Society of Automation (ISA) Seção Campinas. Na abertura, o gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa, Alessandro Tetzner, representando o presidente Arly de Lara Romêo, valorizou a realização deste evento para a troca de experiências. “É importante que as informações aqui adquiridas possam ser também replicadas aos serviços municipais de saneamento para melhor eficiência dos trabalhos”, destacou Tetzner.
A ISA é uma empresa norte-americana que tem o objetivo de normatizar a instrumentação na área de automação e controle. Para o presidente da Seção Campinas, Daniel Polachini, este evento busca divulgar as novas tecnologias e aproximar a comunidade científica das normas atuais. “É significativo que várias empresas sigam as mesmas regras, pois esta ação pode acarretar em redução de custos de manutenção”, explicou Polachini.
A programação contou com palestras de diversas empresas que atuam nas áreas de tecnologia e automação. Na ocasião, um dos coordenadores do Plano de Segurança da Água (PSA) da Sanasa, Romeu Cantúsio, apresentou os procedimentos adotados para a implementação do PSA no sistema de abastecimento de Campinas, preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e previsto na legislação brasileira (Portaria M/S 2914). “É um trabalho que contempla ainda a revisão de procedimentos em decorrência da crise hídrica nos anos de 2013 e 2014, com a reavaliação de pontos de controle e sistemáticas operacionais”, completou Cantúsio. A partir da identificação e priorização dos riscos potenciais que possam comprometer a qualidade da água, o PSA adota procedimentos e metodologias voltados às boas práticas de gestão.
P-A – 24/06/2015