Água tratada chega aos moradores do Gargantilha, Monte Belo e Bananal
Após 40 anos sendo abastecidos por caminhões-pipa, os moradores do Gargantilha, Monte Belo e Bananal já estão recebendo água tratada e de qualidade por redes de água. Nos próximos dias, será a vez dos imóveis do Carlos Gomes também serem contemplados, pois a população dos 30 lotes deste bairro está na fase de cadastramento e solicitação das ligações de água.
Os sistemas de abastecimento de água (SAA) do Gargantilha, Bananal, Monte Belo e Carlos Gomes foram entregues em junho do ano passado, entretanto, os moradores precisaram fazer um cadastro na Sanasa para a instalação de caixas com hidrômetros para, em seguida, conectar os imóveis à rede.
Os SAAs são constituídos por 30,5 quilômetros de novas redes de distribuição, 10,9 quilômetros de subadutoras e três estações elevatórias, além de quatro reservatórios, sendo três com capacidade para 200 mil litros e um com 30 mil litros, totalizando 630 mil litros de água potável. Os sistemas atendem 1.224 residências. “Estamos beneficiando quase quatro mil pessoas nessa região com investimento de aproximadamente 24 milhões de reais”, afirmou o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.
O prefeito Dário Saadi comemorou o fim do abastecimento de água por caminhões-pipa nos três bairros. “Aqui no Gargantilha, no Monte Belo e no Bananal os caminhões-pipa não serão mais necessários, nós estamos aposentando estes veículos porque a água já chegou e as ligações nas casas também”.
O abastecimento feito por meio da rede de água trouxe alívio para José Augusto da Costa, morador há 15 anos do Gargantilha. “A gente sofreu muito com a falta de água aqui, agradeço muito ao prefeito e ao presidente da Sanasa, que lutaram por nós e viram a nossa necessidade, que era tão grande, e estão beneficiando não só a mim, como toda a população aqui do Gargantilha, muito obrigado”, agradeceu o morador.