Um brinde à água doce

Sanasa, Transurc, Emdec e
Prefeitura distribuem água
nos terminais



Os passageiros do transporte coletivo urbano que circulam pelos terminais de ônibus da cidade terão uma agradável surpresa neste mês de dezembro. Entre os dias 2 e 24, véspera do Natal, cerca de 1 milhão de copos de água fluoretada, de 200 ml cada, estarão sendo distribuídos gratuitamente nos 11 terminais de ônibus de Campinas.



A distribuição da água, que ocorrerá diariamente entre 14 horas e 19 horas (geralmente o período mais quente do dia), faz parte das festividades de final de ano e de atividades envolvendo 2003, o “Ano Internacional da Água Doce”, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientização mundial da população sobre a importância da água doce para o planeta.



A iniciativa de distribuir água nos terminais é uma parceria da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa), Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), com a Prefeitura Municipal de Campinas e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).



Intitulada “Um brinde à água doce”, a distribuição tem o objetivo de despertar a população para a importância do ano 2003 no panorama dos recursos hídricos e avançar na conscientização de que a água é um bem finito e cada vez mais escasso no mundo. Do total de água existente no planeta, apenas 3% é doce.






Ação social



Cada copo de água a ser distribuído na campanha será acompanhado de um panfleto, tipo rótulo, que traz a mensagem sobre o Ano Internacional da Água Doce.



Em paralelo à distribuição da água, haverá nos 11 terminais um esforço de várias equipes para recolher a maior parte possível desses 1 milhão de copos após o uso.



Os copos vazios, então, serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho à Cooperativa de Trabalho da Região Sudoeste de Campinas Tatuapé, numa ação que busca gerar emprego e renda.






2003 Ano Internacional da Água Doce




A Assembléia das Nações Unidas, através da resolução 55/196, proclamou o ano de 2003 como o Ano Internacional da Água Doce. Esta resolução foi uma iniciativa do Governo do Tajikistão e apoiada pelos 148 países membros.



O Ano Internacional da Água Doce procura encorajar os governos de todas as nações a aumentar as ações que visam o uso sustentável da água doce, sua gestão e sua proteção. Também conclama as organizações não-governamentais e o setor privado para as contribuições voluntárias que tornam efetivas as ações de proteção da água doce.

P-A – 02/12/2002

RECENTES