UNESCO sela parceria em pesquisa com a Sanasa
A diretoria da Sanasa recepcionou os representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, na sede da empresa, para a apresentação institucional do ‘Projeto Parque Anhumas’, obra constante do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC I, do Governo Federal.
A ênfase deste projeto de pesquisa é para os instrumentos de gestão pública, voltados para a expansão dos serviços de saneamento para populações em situação de maior vulnerabilidade social.
Formalizado no último dia 7, quarta feira, data da citada apresentação, já se encontra em andamento o benchmarketing que envolve a Sanasa em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (EESC/USP), a UNESCO-IHE, a KNUST (Kwame Nkrumah University of Science and Tecnology, Gana) e a PWUT (Power and Water University of Tecnology, Irã). Também são parceiras do projeto, a UNICEF e a OMS. No que se refere à participação de outras agências de regulação e prestação de serviços de saneamento básico, destacam-se: SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), ARCE (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Ceará) e CAGECE (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará).
Pelo espectro multidisciplinar e a complexidade das informações que se sustenta, o projeto se relaciona às diretorias técnica, comercial e financeira da Sanasa; bem como envolve suas respectivas gerências e coordenadorias.
O projeto será desenvolvido em quatro áreas: (1) Mapeamento de aglomerados humanos com pouca cobertura de saneamento; (2) Indicadores contextuais e operacionais para a prestação de serviços a populações vulneráveis; (3) Incentivos internos e externos para a prestação de serviços a populações vulneráveis; (4) Experiências bem sucedidas que impulsionaram a prestação de serviços a populações vulneráveis.
Para a elaboração desse trabalho serão utilizados indicadores a partir do Modelo PEIR – Pressão – Estado – Impacto – Resposta onde serão avaliados:
• Ações ou situações que estejam causando problemas no respectivo sistema;
• A situação em que o sistema se encontra e seu efeito sobre a saúde humana, o ambiente e a sociedade;
• As mudanças ocorridas no sistema e evitar a ocorrência de novos impactos; e
• As atitudes que estão sendo ou foram tomadas para modificar o cenário do sistema atual e/ou prevenir danos;
• Ações exitosas desenvolvidas pela empresa.
P-A – 14/12/2011