Segundo dia do 51° Congresso da Assemae reuniu muitos técnicos da Sanasa
A programação de quarta-feira (20) incluiu a participação do presidente Manuelito Magalhães Júnior no debate sobre ‘Financiamento da gestão pública do saneamento básico: acesso a recursos, ao lado de representantes da Caixa Econômica Federal, BNDES, BID, Banco de Desenvolvimento e do Ministério das Cidades.
A água de reúso foi tema de uma mesa-redonda que abordou o assunto como estratégia para a universalização do saneamento básico no Brasil. “A universalização vai demandar mais água e produzir mais esgoto, então será necessário introduzir na matriz hídrica uma alternativa que é o reuso”, explicou a coordenadora da EPAR Capivari II, Silvia Dias.
Trabalhos técnicos
A apresentação de Déborah Camargo (CCS) sobre ´O Museu Interativo da Água como espaço de apoio à educação formal’ abriu a programação dos trabalhos técnicos da Sanasa na quarta-feira.
Em seguida, foi a vez de Luís Gustavo de Lima (TS5) apresentar o tema ‘Um breve comparativo entre tecnologias para o tratamento do lodo de estações de pequeno porte’.
‘Educação Ambiental Empreendedora’ foi o tema levado para o Congresso da Assemae por José Geraldo Ferreira (TFC).
Gabriela Amaro Cagliari (CCS), por sua vez, apresentou ‘O transporte como recurso para a educação ambiental: a experiência do Museu da Água’.
Pedro Henrique Barruffi (TS4) apresentou o trabalho sobre membranas de ultrafiltração na Capivari II, enquanto Otávio Henrique (TS3) falou sobre o teste operacional de aerador superficial com hélice difusora helicoidal de fluxo ascendente. O gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas, Alessandro Tetzner, encerrou a programação do dia com a apresentação do ‘Modelo de Excelência aplicado à empresa de saneamento municipal’.
P-AI – 21/09/2023