Sanasa retoma as obras de tratamento dos esgotos da bacia do Ribeirão Piçarrão

A Sanasa irá investir cerca de R$ 40 milhões na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão Piçarrão. A verba será disponibilizada pela Agência Nacional de Águas – ANA, através do Programa Nacional de Despoluição das Bacias Hidrográficas, e pela Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito no dia 27 de agosto, pelo Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Antonio Carlos de Mendes Thame e pelo superintendente da ANA, Antonio Felix Domingues. A confirmação pelo prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos, aconteceu durante a inauguração do Posto de Atendimento Bancário da Caixa Econômica Federal, na sede da Sanasa.

A obra do Piçarrão contribuirá para a depoluição de 40% da bacia do Capivari. Para levar o esgoto de mais de 200 mil moradores até a ETE, a Sanasa já executou 20 quilômetros de interceptores de esgoto nos fundos de vale do próprio Piçarrão e dos seus afluentes (córregos do Asilo e do Laranja).

Com mais esta obra Campinas conseguirá aumentar o índice de tratamento de esgoto, em mais 20%. Ainda este ano, a Sanasa iniciará a construção da ETE Santa Mônica, na bacia do Ribeirão Quilombo. A obra atenderá os moradores dos bairros Jardim Santa Mônica, Jardim Campineiro, Jardim São Marcos e Vila Esperança, onde moram cerca de 32 mil pessoas. Parte dos recursos é proveniente do Governo Federal, através da Agência Nacional de Águas.

P-A – 30/08/2001

RECENTES