Sanasa investe na segurança dos funcionários

Hoje, dia 27 de julho comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Segurança é a palavra de ordem para a empresa que quer ter qualidade. Representa o bem-estar dos funcionários. Nesse sentido, a Sanasa Campinas investe constantemente no assunto. “Como disse o presidente Marco Antônio dos Santos, no dia da posse da Cipa, nunca se investiu tanto na compra de equipamentos para garantir a segurança dos funcionários”, comenta a coordenadora de Segurança do Trabalho, Silvana Balducci.

A fala não é exagero. Tripés de resgate, detector de gás, rádios, entre outros equipamentos foram adquiridos recentemente para que o funcionário seja preservado de acidentes. “Além disso, temos os treinamentos, como o de espaço confinado e soterramento e os planos de ação com substâncias de alta periculosidade como a amônia e cloro”, ressalta Silvana.

Treinamentos
O Setor de Segurança do Trabalho desenvolve uma série de treinamentos para capacitar os funcionários em determinadas situações. O treinamento de Brigada de Incêndio, nível básico conta com uma média de 90 funcionários por mês. Prevenção de Soterramento e Umidade destina-se aos funcionários que trabalham na abertura de valas, o último contou com a participação de 300 colaboradores.

Os novos funcionários passam por uma integração que visa informá-los sobre atitudes de prevenção no ambiente de trabalho. Só este ano, já passaram por integração de segurança 150 funcionários e 700 funcionários de Empresas Terceirizadas. Além disso, o treinamento de cipeiros, isto é, os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) formou 130 funcionários para atuarem na conscientização e eliminação de riscos.

História
No dia 27 de julho de 1972, o então ministro do Trabalho, Júlio Barata, publicou as portarias 3.236 e 3.237, regulamentadoras da formação técnica em Segurança do Trabalho. Nesse período, o número de acidentes de trabalho era alarmante. O Banco Mundial ameaçava retirar empréstimos do país, caso não fossem criadas políticas de prevenção.

A partir dessa data, o Brasil tornou-se o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários e, por isso o dia também foi consagrado à prevenção dos acidentes de trabalho.

Dados no Brasil e no Mundo
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU), em seus levantamentos apontou que os acidentes de trabalho são a causa da morte de mais de dois milhões de pessoas no mundo por ano.

São três pessoas que morrem a cada minuto vítimas de condições impróprias de trabalho. No Brasil, o último estudo, em 2010, registrou 701.496 acidentes de trabalho, uma redução de 4,35% se comparado com o ano anterior.

P-AI – 27/07/2012

RECENTES