Sanasa inicia discussão sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira
A outorga do Sistema Cantareira, expedida em 2004, vence no próximo ano, mas as discussões em torno da renovação já tiveram início nesta sexta-feira, dia 8 de fevereiro, durante um encontro na sede da Sanasa entre o presidente, Arly de Lara Romêo, o secretário municipal do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e o presidente da Agência Nacional das Águas- ANA -, Vicente Andreu.
As discussões sobre a renovação da concessão foram antecipadas para que os municípios envolvidos possam avaliar a necessidade de vazões para a região Metropolitana de São Paulo e para os municípios que integram a bacia do PCJ. “Nosso desejo é de dar continuidade ao processo de discussão entre os municípios, buscando reduzir qualquer possibilidade de conflito”, disse o presidente da ANA. Segundo Rogério Menezes, o próximo passo será fazer uma análise de toda a conjuntura ligada à gestão regional. “Campinas é um dos municípios mais importantes nessa discussão, por isso está fomentando esse diálogo”, finalizou o presidente Arly de Lara Romêo.
O Sistema Cantareira reúne seis represas que envolvem 12 municípios e é responsável pelo abastecimento de 5 milhões de habitantes nas bacias PCJ e outros 9 milhões da Grande São Paulo.
P-A – 14/02/2013