Sanasa expõe qualidade da água do Atibaia em Simpósio dos Comitês PCJ

A Sanasa Campinas vai apresentar no 1º Simpósio dos Comitês PCJ um estudo sobre o monitoramento qualitativo do Rio Atibaia. A palestra ocorrerá no dia 1º de agosto, às 10h45, no Hotel Fazenda São João, em São Pedro. Apesar de alguns alertas em relação à qualidade da água bruta captada, os índices melhoraram nos últimos anos, segundo relatório que será apresentado pelo consultor operacional sênior da Sanasa, Paulo Tínel. O índice de qualidade (IQA), que em 1993 estava em 45, no último ano saltou para 60.

Para o relatório foram analisados os dados de 10 anos. As amostras foram coletadas em diferentes pontos, como no Ribeirão Pinheiros, na Usina Salto Grande e na Represa Bragantina. “Duas vezes por semana as amostras foram coletadas e enviadas para o laboratório de análises da própria Sanasa. Isso permite que possamos comparar as condições do Rio Atibaia, como era antes e como está”, esclarece o consultor.

Tínel comenta que esse monitoramento em diversos pontos é necessário, pois a água que chega à captação da Sanasa pode estar fora do padrão, se ocorrer algum problema no curso do rio.“Não esperamos coletar as amostras na nossa captação, mas começamos a monitorar desde Atibaia. Se há impactos significativos na qualidade da água nesses pontos, interrompemos a nossa captação”, esclarece Tínel.

Para fechar a palestra, algumas sugestões serão apresentadas. “Minha expectativa é de que essas sugestões sejam implantadas no âmbito do Comitê para garantir mais segurança e, portanto, mais qualidade da água”, conclui o consultor.

P-A – 30/07/2012

RECENTES