Sanasa e Prefeitura entregam nova subestação de energia na captação do Rio Atibaia

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, entregaram na manhã de quarta-feira, dia 27 de agosto, a nova subestação de energia da unidade de captação do Rio Atibaia. O objetivo é proporcionar resiliência energética no fornecimento de água à população.

 

 

 

 

“Hoje, com as mudanças climáticas, observamos cada vez mais problemas de interrupção de energia por causa de raios e chuvas intensas, e com uma subestação de alta tensão esse problema se reduz ao mínimo, pois garante mais tranquilidade no abastecimento da população”, afirmou o presidente Manuelito Magalhães Júnior.

 

 

 

 

A subestação de energia de alta tensão opera com 138 mil volts, aumentando a oferta de energia elétrica para otimizar a capacidade de bombeamento de água bruta da captação até as estações de tratamento por meio de seis adutoras. Antes, a unidade de captação operava com eletricidade de média tensão, com 11.900 volts.

 

 

 

 

De acordo com o prefeito Dário Saadi, a entrega da nova subestação faz parte de um conjunto de ações de segurança hídrica da Sanasa, que inclui a construção de uma nova fonte de captação de água, além dos 20 novos reservatórios já em operação. “Uma cidade como Campinas não pode ficar dependente de apenas um ponto de captação. Estamos aumentando a segurança com essa subestação, mas temos que pensar no futuro para garantir o abastecimento de água para a cidade, com a construção de mais um ponto de captação em alguns anos”, destacou.

Por ser de alta tensão, a nova subestação proporciona ainda uma economia de 20% na fatura de energia da Sanasa devido ao enquadramento em nova categoria tarifária.

O investimento total foi de R$ 16,3 milhões com recursos próprios. A obra envolveu a implantação da subestação, com início em 2019 e conclusão em 2021, e a construção das linhas de transmissão, conectando a nova unidade à rede. A obra foi concluída em 2024, após a obtenção de licenças ambientais.

RECENTES