Sanasa comemora prêmio nacional com Orquestra Sinfônica e Zeca Baleiro

O “Concerto da Campeã Nacional do Saneamento” vai reunir o cantor e compositor Zeca Baleiro e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência do maestro Carlos Prazeres, no dia 29 de agosto, às 19h, no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural. O evento será em comemoração ao prêmio de melhor cidade em saneamento do País, conferido a Campinas pelo Instituto Trata Brasil, maior referência nacional nesta área.

O show será aberto ao público, com entrada gratuita e duração prevista de 75 minutos. No repertório, sucessos na voz de Zeca Baleiro, como as canções “Lenha”, “Bandeira”, “Telegrama”, “Babylon”, “Samba do Aproach”, “Proibida para mim”, “Por Minha Rua”, entre outras.

 

No último dia 13 de agosto, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o presidente da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), Manuelito Magalhães Júnior, receberam a premiação no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

“Campinas tem muito a comemorar! Somos referência nacional em saneamento básico e queremos dividir essa conquista com você. E nada melhor do que celebrar com uma boa música. Venha festejar conosco no show de Zeca Baleiro, uma festa feita para o campineiro que ajuda a construir uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito Dário Saadi.

 

 

Manuelito Magalhães Júnior destacou que unir a Sinfônica e um artista do porte de Zeca Baleiro no icônico Teatro de Arena, em uma apresentação gratuita, é um presente à altura de Campinas. “A cidade merece usufruir deste momento especial. Falar de saneamento é falar de saúde, de dar dignidade às pessoas. Levar esta mensagem ao público é fundamental”, afirmou o presidente da Sanasa.

Zeca Baleiro nasceu em 11 de abril de 1966 em São Luís do Maranhão. Com sua mistura de ritmos e referências musicais diversas, canções líricas e a verve afiada de humor e ironia, o cantor e compositor está completando 28 anos de carreira. Já acumulou inúmeros prêmios e indicações, entre eles, Grammy Latino, APCA e Prêmio da Música Brasileira.

Lançou 17 discos de estúdio, cinco CDs ao vivo, nove DVDs e vários projetos especiais, como o disco em parceria com a poeta Hilda Hilst, “Ode descontínua e remota para flauta e oboé – de Ariana para Dionísio”. Hilda Hilst passou boa parte de sua vida em Campinas, onde morreu em fevereiro de 2004.

Zeca Baleiro excursionou por vários países da Europa (Bélgica, Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha e Suíça), África (Cabo Verde e Angola) e América do Sul (Argentina e Uruguai). Tem álbuns editados em Portugal, Espanha, Argentina, França e Estados Unidos.

 

Carlos Prazeres (Foto: Lucas Seixas / 2024)

O Maestro Carlos Prazeres ressaltou a importância de unir música popular e música de concerto neste momento de celebração. “Zeca Baleiro é um dos grandes nomes da música brasileira e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tem essa tradição, desde a época do Maestro Benito Juarez, que é de receber grandes nomes da música brasileira e interagir com eles. Esse tipo de interação, essa intercessão entre esses dois mundos faz bem para as duas partes e é muito bom para o nosso público campineiro”, afirmou Prazeres.

Líder no ranking Trata Brasil

Além de liderar o ranking nacional de saneamento, Campinas recebeu nota 10 em todos os quesitos avaliados pelo Instituto Trata Brasil: atendimento total de água, atendimento de coleta de esgoto, índice de tratamento total de esgoto, índice de perdas na distribuição e investimento médio per capita.

A Sanasa, melhor e mais premiada empresa municipal de saneamento do Brasil, garantiu a universalização do abastecimento de água e também da coleta, afastamento e tratamento de esgoto 10 anos antes do que prevê a legislação. O novo Marco Legal do Saneamento estabelece o ano de 2033 para atingir as metas de universalização. Os municípios precisam atender 99% da população com acesso à água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

Os dados atuais de Campinas são os seguintes (números de julho de 2025):

99,80% da população total atendida com água;

96,56% da população total atendida com coleta e afastamento de esgoto;

94,03% de índice de tratamento de esgoto;

17,26% de índice de perda na distribuição (a média nacional é perto de 40%);

R$ 332,22 de investimento médio por habitante em 2024 (dado completo mais recente).

 

Fotos Zeca Baleiro: Necka Ayala

Foto Maestro Carlos Prazeres: Lucas Seixas

RECENTES