Sanasa: 46 anos de muitas conquistas
O aniversário de 46 anos da Sanasa, neste mês de agosto, não será lembrado com eventos presenciais em função da pandemia da Covid-19. A empresa, no entanto, tem muito a comemorar, pois está prestes a atingir um marco histórico: fazer com que Campinas se torne a primeira metrópole do País a atingir 100% da capacidade instalada de tratamento de esgoto. Isso será possível com o início da operação da Estação Produtora de Água Reúso (EPAR) Boa Vista.
A obra foi concluída em julho deste ano e até o fim de agosto entrará em fase de testes de operação, produzindo uma água de reúso com 99% de pureza, beneficiando mais de 55 mil pessoas.
Outro marco importante para a Sanasa tem sido o recorde de investimentos. Desde o início de 2013 até agora, a empresa de saneamento já investiu mais de R$ 730 milhões em obras, entre elas a substituição de 248,6 km de redes de água, além da implantação de 177,4 km de redes de água e de 311,9 km de rede de esgoto. “A empresa faz aniversário, mas quem ganha é a população, pois investir em saneamento é o melhor presente que uma cidade pode receber. Ao investir nesse setor, estamos melhorando a qualidade de vida dos moradores de Campinas e prevenindo uma série de doenças”, comemora o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo.
A Sanasa também se tornou referência no índice de perdas de água na distribuição, que hoje é de 19,2%, muito abaixo que a média de 40% registrada no País, bem como nos índices de abastecimento de água, de 99,81% da população, de coleta e afastamento de esgoto, de 96,31%, e da capacidade instalada de tratamento de efluentes, de 95%. “Com esses números, estamos muito próximos de atingir as metas de universalização estabelecidas pelo marco do saneamento para serem cumpridas até 2033”, destaca o presidente.
P-AIF – 14/08/2020