Reunião dos Comitês PCJ discute outorga do Sistema Cantareira

As propostas dos Comitês PCJ referentes à renovação da outorga do Sistema Cantareira foram discutidas na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, durante a 12ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ. Os encaminhamentos presentes no documento foram, anteriormente, estudados por diversas entidades e membros das Câmaras Técnicas dos Comitês.

O Sistema Cantareira reúne seis represas que envolvem 12 municípios e é responsável pelo abastecimento de 5 milhões de habitantes nas bacias PCJ e outros 9 milhões da Grande São Paulo. A renovação da outorga deste sistema pretende atender às diversas demandas da região, além de garantir água em quantidade e qualidade, sobretudo, para tais habitantes.

Para o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, a discussão sobre a renovação deve ser técnica, levando em consideração o interesse público. “Em função da escassez hídrica nas Bacias PCJ, é importante a construção de duas barragens – Pedreira e Duas Pontes – visando garantir o abastecimento público e desenvolvimento sustentável”, completou o presidente.

Campinas, que é um dos municípios mais importantes nessa discussão, a renovação da outorga é fundamental para o crescimento da sua Região Metropolitana. “Com a ampliação do Aeroporto de Viracopos e a vinda de várias empresas, temos que estar aptos a absorver estas demandas”, destacou o vice-prefeito da cidade, Henrique Magalhães Teixeira.

Após a apresentação dos encaminhamentos, alguns itens foram alterados e incluídos na proposta. Na sexta-feira, 8 de novembro, este documento final, aprovado na reunião, será encaminhado aos órgãos outorgantes – DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e ANA (Agência Nacional de Águas) – para análise e providências cabíveis.

P-A – 18/11/2013

RECENTES