SANASA HOJE
Somos a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) – empresa de economia mista do município de Campinas fundada em 28 de agosto de 1974 – e a mais premiada empresa municipal de saneamento do Brasil. Universalizamos o saneamento da cidade em 2023, dez anos antes do prazo previsto pela lei federal 14.026/2020, o Marco Legal do setor de saneamento brasileiro.
Todos os dias, entregamos água potável de qualidade para uma população de 1,2 milhão de pessoas, coletamos 97,10% de todo esgoto gerado e tratamos 94,02% com índices de qualidade superiores aos determinados pela legislação brasileira.
Estamos preparando a cidade para as mudanças climáticas: em dezembro de 2021, foi lançado o Plano Campinas 2030. O desafio compreendia a construção de 20 novos reservatórios para ampliar em 40% a capacidade de reservação de água tratada. Com os 20 reservatórios já entregues, atingimos 196 milhões de litros reservados, o equivalente a 1 bilhão de copos de água, suficientes para abastecer a cidade por 20 horas em caso de interrupção da nossa captação.
No Plano Campinas 2030, também nos preocupamos com o meio ambiente, por isso, aceleramos o Programa de Redução de Perdas com a substituição de 470 quilômetros de redes de água antigas por novas, fabricadas em polietileno de alta densidade, um material resistente, que dura mais de 50 anos. Esse programa teve início em 1994 e até 2020 havia sido trocado 450 km. Em quatro anos, de 2021 a 2024, superamos o que foi feito nos 27 anos anteriores. Um dos resultados foi a queda no índice de perdas na distribuição de água: alcançamos 18,02%, um dos índices mais baixos do Brasil.
Desde que as redes começaram a ser trocadas em Campinas, cerca de 669 bilhões de litros de água deixaram de ser retirados do rio que abastece a cidade, mesmo com uma população 50% maior: uma contribuição decisiva para a vitalidade da bacia hidrográfica regional.
O terceiro pilar do Plano Campinas 2030 foi a expansão de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e a conversão da maior ETE da cidade em Estação Produtora de Água de Reuso (EPAR). Em 2027, quando estará terminada, e com outras duas EPARs já em funcionamento, Campinas atingirá 50% do tratamento de esgoto em nível terciário, com efluentes com grau de pureza de 99%, que hoje já é usado em limpeza de ruas, irrigação de praças e até em combate a incêndios pelo Corpo de Bombeiros.
O quarto e mais desafiador pilar é a construção do Sistema Produtor Campinas-Jaguari, o Novo Manancial de Campinas, para dotar nossa cidade de uma nova captação de água na represa que o governo do Estado está construindo na divisa entre o nosso município e Pedreira. Além do enfrentamento às mudanças climáticas, esta obra estratégica reforçará nossa resiliência hídrica, pois hoje operamos com uma fonte, o rio Atibaia.
De 2021 a 2024 investimos mais de R$ 1 bilhão em obras para melhorar a infraestrutura da cidade, novo recorde da empresa. Fomos premiados em 1º lugar no ranking nacional do saneamento entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, pelo Instituto Trata Brasil. Ganhamos o Selo pelas Águas Brasileiras, do Ministério das Cidades; o Troféu Transparência da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, pela transparência de nossos números; pela terceira vez, ganhamos o Programa ACERTAR, que audita e credita os números referentes ao saneamento que nós divulgamos; o Troféu Quíron Ouro, da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – na categoria AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental Nível II.
Esse é um resumo dos nossos 50 anos de história, da história de vida de nossos empregados e do saneamento da cidade de Campinas: trabalhar com responsabilidade e inovação, para garantir saúde e bem-estar aos campineiros.