Projeto de barragens pode aumentar disponibilidade hídrica para as Bacias PCJ
Nesta semana, a Diretoria da Sanasa, juntamente com o secretário do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, participou de uma reunião com o secretário Estadual de Recursos Hídricos, Edson Giriboni, em São Paulo. “O objetivo foi conhecer o plano de trabalho desta secretaria para a execução do Projeto Executivo e a construção das barragens”, explicou o assessor de Diretoria, Paulo Tínel.
O projeto básico destas barragens foi apresentado no dia 28 de junho, na sede da Sanasa, durante a 122ª Reunião da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ. O projeto contempla a construção de duas barragens: uma no rio Jaguari (Pedreira) e a outra no rio Camanducaia (Amparo – eixo Duas Pontes).
Nesta apresentação, o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, deu as boas-vindas aos integrantes da Câmara Técnicas dos Comitês PCJ e também participou da reunião. “A proximidade entre a Sanasa e as Câmaras Técnicas é importante. Temos que estar juntos, pois este intercâmbio permanente é fundamental para que os projetos avancem”, destacou o presidente. Na sequência, engenheiros da Projectus – empresa responsável pelo projeto – apresentaram o projeto à Diretoria e aos integrantes das Câmaras Técnicas.
A iniciativa para a construção destas barragens surgiu em função da escassez hídrica nas Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), discutida no Fórum dos Comitês e defendida pelo Consórcio PCJ. “As barragens possibilitarão uma reservação maior de água bruta para aumentar a disponibilidade hídrica para as Bacias”, finalizou Paulo Tínel.
P-A – 04/07/2013