Projeto Água Limpa alia preservação ambiental e ação solidária
Preservar o meio ambiente evitando a contaminação da rede de esgoto, do aterro sanitário e dos rios da região. É com este objetivo que o Grupo Gestor do Voluntariado da Sanasa lançou na sexta-feira, 21 de março, o Projeto Água Limpa. A ação, que vai contar com o apoio do Setor de Coleta Seletiva e Gestão de Resíduos da empresa, consiste na coleta de óleo de cozinha usado para ser fornecido à indústria recicladora.
O dinheiro arrecadado será revertido para as ações solidárias desenvolvidas pelo Grupo Gestor. “Considero esta campanha espetacular, ações como esta fazem a diferença”, elogiou o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, durante a apresentação do projeto aos funcionários.
A coordenadora do Grupo Gestor do Voluntariado, Leniter Sertório, considerou o lançamento do programa como um momento muito especial em função do impacto direto que o óleo de cozinha causa na água. “O apoio da diretoria e do presidente para colocarmos este projeto em prática foi muito importante”, destacou.
O lançamento do Projeto Água Limpa contou com duas apresentações. Na primeira, o coordenador do Setor de Coleta Seletiva e Gestão de Resíduos da Sanasa, Guaracy Bitar, orientou sobre o correto acondicionamento do óleo, que deve ser resfriado e colocado em garrafas pet de qualquer tamanho, para depois ser depositado em pontos de coleta instalados na sede e em diversos outros setores da empresa.
Em seguida, a engenheira ambiental Caroline Suidedos falou sobre os prejuízos que o despejo de óleo acarreta na rede. “A presença de uma carga elevada de gordura causa obstrução”, alertou, mencionando ainda os problemas operacionais durante o processo de tratamento de esgoto, aumentando assim os custos da empresa.
Para incentivar a participação de toda a empresa no Projeto Água Limpa, o Grupo Gestor do Voluntariado distribuirá um funil para cada funcionário para facilitar o despejo do óleo em garrafas pet.
P-A – 26/03/2014