Primeiras atualizações da modernização do sistema de ar condicionado

Desde janeiro deste ano, como anunciado, o sistema de ar condicionado central da Sede da Sanasa vem sendo renovado e aprimorado. Conforme o cronograma, no sábado, dia 4 de abril, o primeiro chiller (resfriador de água) já foi posicionado em seu devido lugar. Para isso, foi necessário fazer o transporte, o içamento e a instalação do equipamento. Nos próximos dias, segundo o coordenador do TME, Roberto Galani, serão executadas as interligações hidráulicas entre esse novo chiller, os sistemas de recalques e as redes de distribuição para os ‘fan coils’ (sistema de transporte da água gelada em um circuito fechado para ocorrer o resfriamento no ambiente interno da Sede) já existentes.

“Assim que o chiller 1 estiver funcionando por, pelo menos, uma semana, vamos desativar os chillers 1 e 2 existentes, para que seja possível fazer a demolição das bases atuais e a construção das novas estruturas de instalação do novo chiller 2. A previsão é que, em até 45 dias, estejamos com todo o sistema novo da CAG (central de água gelada) em pleno funcionamento”, adianta Galani.

Por conta do verão nesses primeiros meses, a equipe iniciou os trabalhos pela área externa do prédio da Sede. O intuito, segundo Galani, foi diminuir os impactos internos referentes ao conforto térmico dos funcionários. “Em alguns dias, porém, esse controle não foi possível, pois prejudicaria as fases de preparação e instalação do sistema provisório. Além disso, devido à pandemia do novo coronavírus, nosso cronograma inicial teve que ser revisto. Mesmo diante disso, nosso objetivo é manter, com muita cautela, a programação de agora em diante. Caso alguma alteração tenha que ser feita, vamos comunicar e dar transparência dos nossos trabalhos”, esclarece Galani.

Em relação à parte interna, os trabalhos de alterações serão iniciados pela ASA 5, por conta da melhor condição técnica. As demais ASAS (1 e 3, 2 e 4) serão feitas na sequência.

Para atualização, até o momento já foram executadas as seguintes etapas:

– retirada da rede principal original e limpeza das canaletas existentes;
– montagem de rede principal provisória em PEAD (polietileno de alta densidade), mesmo material das redes de água utilizadas na Sanasa;
– isolamento da rede com manta térmica metálica, para diminuição da perda térmica desta nova rede provisória;
– demolição de paredes, lajes e pisos para expansão da área existente da central de água gelada (CAG);
– desmontagem de todo o sistema existente do ‘fan coil 01 – FC-01’ (equipamento para climatização de ambientes), que irá atender a área do Posto Médico;
– implantação da nova rede principal da CAG, feita em aço. A partir daí, a derivação da rede para as ASAS 1, 2, 3 4 e 5 será feita em PPR, um material com melhores propriedades para isolamento térmico. A previsão para finalização desta etapa é até a próxima semana;
– estruturação da nova sala de transformador e painéis para atender eletricamente todos os equipamentos da CAG;
– estruturação da nova base de apoio para o chiller 01. A previsão é que esteja em funcionamento até o fim de abril.

Glossário
CAG – Central de Água Gelada (composta pelos Chillers e conjuntos de motobomba, para recalque de água gelada e retorno da água “aquecida” para resfriamento, ciclo fechado e contínuo).
Chiller – Resfriador de água
Fan Coils – Equipamento composto de um “radiador”, quase igual ao que temos nos carros, no qual circula água gelada, um ventilador que capta o ar do ambiente, e sistemas de filtros. O ar captado (interno + externo) passa pelo “radiador” e é devolvido para o ambiente, por meio de dutos, refrigerado. Ocorre também a mistura do ar exterior com o ar interior, mantendo a renovação do ar no ambiente, de acordo com a legislação sanitária vigente.

P-AI – 08/04/2020

RECENTES