Plantio de árvores integra agenda de comemorações dos 40 anos da Sanasa
O prefeito Jonas Donizette e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, plantaram na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, no Centro de Conhecimento da Água (CCA) da Sanasa, duas mudas de árvores, sendo uma de Jequitibá e outra de Ipê Amarelo. O evento integrou a agenda de comemorações do aniversário de 40 anos da Sanasa a serem completados em agosto de 2014.
Na ocasião, o prefeito Jonas Donizette destacou a importância do trabalho desenvolvido pela empresa de saneamento ao longo desses 40 anos. “Esta é uma nova época, uma nova mentalidade, a Sanasa é uma empresa que luta para fazer valer o que ela representa para o povo de Campinas”, ressaltou o prefeito ao mencionar os investimentos da empresa para atingir a meta de universalizar o saneamento em Campinas. “A Sanasa é um dos orgulhos de nossa cidade”, elogiou.
De acordo com o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, além de sensibilizar a população sobre a importância da preservação da natureza, o plantio das duas árvores, em especial o Jequitibá, simboliza o trabalho desenvolvido pela empresa. “O Jequitibá é símbolo de força e de perenidade, marcando assim a perenidade de nossas ações”, comparou.
O vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini, relacionou o plantio de árvores à preservação dos mananciais. “Só assim vamos garantir a sobrevivência humana”.
Símbolo de Campinas
O evento realizado na manhã desta sexta-feira no CCA marcou também o início do plantio, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, de 40 mil mudas de árvores em diversos locais de Campinas. Deste total, 40 serão de Jequitibás, escolhidas devido à sua importância para o município.
Localizada no Paço Municipal, o ‘Seo Rosa’ foi um dos marcos de Campinas. O Jequitibá tinha 42 metros de altura, 5 metros de circunferência, 6 milhões de folhas e aproximadamente 150 anos de vida. A árvore, que deu nome ao ‘Palácio dos Jequitibás’, caiu em 16 de janeiro de 1999. Em 21 de maio de 1982, o então prefeito José Nassif Mokarzel promulgou a Lei nº 5257 que instituiu oficialmente o Jequitibá como árvore símbolo da cidade.
O Paço Municipal recebeu o nome ‘Palácio dos Jequitibás’ por meio do Decreto nº 3385, assinado em 31 de janeiro de 1969, dois meses após a inauguração da nova sede do governo municipal, pelo então prefeito Ruy Hellmeister Novais.
P-A – 29/11/2013