Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são apresentados aos funcionários
No período de 2016 até 2030, líderes de governo e de empresas, além da sociedade como um todo, deverão desenvolver ações fundamentadas em 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O documento, que integra a agenda da Organização das Nações Unidas, foi apresentado aos funcionários da Sanasa no dia 4 de dezembro. Um dos objetivos é água e saneamento e está diretamente relacionado ao negócio da empresa.
Durante a apresentação, a responsável pela Gestão da Sustentabilidade da Sanasa, Adriana Lagrotta Leles, destacou o ODS 6, que é Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. Um dos indicadores desse ODS trata da eficiência do uso da água e a Sanasa, sendo referência nacional pelo Programa de Redução e Controle de Perdas, lidera, ao lado da Braskem, o programa Menos é Mais, iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas.
Esta iniciativa é considerada a primeira ação brasileira pelo cumprimento desse objetivo. O programa pretende engajar empresas, entidades e lideranças governamentais a se comprometerem com a redução de perda de água na distribuição. Conforme o Instituto Trata Brasil, o País desperdiça anualmente 6,5 bilhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a um prejuízo de R$ 8 bilhões.
Relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde e pela Unicef aponta que, das 7 bilhões de pessoas do mundo, 1 bilhão não possui banheiro. No Brasil, essa situação atinge 6 milhões de habitantes. Em Campinas, a Sanasa trata hoje 92% de esgoto, enquanto o índice de coleta e afastamento é de 95%. O abastecimento de água potável atinge 99,5% da população.
P-A – 10/12/2015