Individualização das ligações de água transforma realidade dos moradores de núcleo residencial

Foto: Adriano Rosa/Sanasa

Antes, dona Solange vivia a incerteza de saber se haveria água em casa. Ela acordava no meio da madrugada para aproveitar o pouco que chegava, lavava a louça e as roupas e pensava na reserva para os dias seguintes. Hoje, a água chega com pressão e qualidade padronizadas diretamente na torneira da casa dela. Esses são os benefícios da individualização das ligações de água, serviço concluído recentemente pela Sanasa e que transformou a realidade das 60 famílias que moram no Núcleo Residencial Samambaia.

 

 

 

Foto: Adriano Rosa/Sanasa

“Ter o meu próprio relógio foi uma conquista. Estou muito feliz. Antes a gente tinha água de poço, uma água que não confiávamos em beber; depois a água veio pelo sistema comunitário, mas não tinha força suficiente para abastecer todas as casas. A água chegava meia-noite, uma hora da manhã. A gente fazia a coleta, cozinhava e lavava a louça. Com o núcleo, houve melhorias, mas não ficou 100%. Hoje temos a individualização das nossas ligações. Esta é a nossa vitória”, explica Solange dos Santos, moradora do Núcleo Residencial Samambaia há 10 anos.

 

 

 

 

Foto: Adriano Rosa/Sanasa

Para a trabalhadora autônoma Natália Novaes, ter a própria ligação de água trouxe alívio. “A gente já passou muito sufoco, e agora não tenho mais essa preocupação, porque sei que vou chegar em casa e terá água”, afirma Natália, que guarda todas as faturas da Sanasa — hoje, a conta serve como comprovante de residência.

O processo de individualização das ligações de água ocorre em toda a cidade de Campinas de forma simultânea. “Temos fiscais atuando em vários bairros ao mesmo tempo. Além da equipe de individualização, há equipes inseridas no dia a dia da comunidade que orientam o consumidor, mostram o trabalho da Sanasa e tiram dúvidas”, explica o engenheiro Evandro Pereira, da Gerência de Relações com a Comunidade da Sanasa.

 

 

Foto: Adriano Rosa/Sanasa

A mudança beneficia tanto a Sanasa quanto os moradores dos núcleos contemplados. “Bairros com ligações irregulares enfrentam contaminação de rede, problemas de pressão e desperdício de água. Com as ligações, a Sanasa garante ao cidadão a qualidade da água dentro dos padrões da empresa, atende às necessidades de segurança e saúde pública e reforça a importância da conscientização da população sobre o saneamento”, afirma Evandro. “Não vemos mais crianças carregando baldes, a rua não fica mais encharcada por vazamentos e não há riscos de doenças por armazenar água de forma inadequada”, completa Solange.

Em ligações coletivas, a Sanasa disponibiliza aproximadamente um hidrômetro para cada 10 famílias; com a individualização, cada residência tem o seu hidrômetro próprio. “É garantia de água bem tratada e de qualidade, com pressão de acordo com as especificidades técnicas”, explica o engenheiro da Sanasa.

 

Foto: Adriano Rosa/Sanasa

Mesmo com o aumento na oferta de água, os moradores usam a água com parcimônia. “Quem já sofreu com a falta sabe da importância de não desperdiçar. Não pelo valor da conta, mas pelo cuidado com o meio ambiente. Pago com orgulho a minha fatura, porque sei que não estou pagando apenas pela água, mas pela minha saúde”, afirma Solange.

Sobre o trabalho da Sanasa

A individualização das ligações de água em áreas regularizadas é realizada pela Sanasa e está alinhada ao 6º Princípio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS6) da ONU – assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todas as pessoas até 2030.

A partir de 2021, o processo foi intensificado. A Sanasa passou a elaborar e entregar os contratos diretamente aos clientes dos núcleos residenciais, dispensando o atendimento presencial nas agências e tornando o procedimento mais ágil.

Entre 2021 e 2024, foram executadas 7.632 individualizações, beneficiando mais de 33 mil pessoas. A projeção para 2025 aponta mais 1.500 imóveis, alcançando cerca de 6 mil moradores. “O aumento significativo das ligações individuais trouxe a valorização e a inclusão social, com consumo medido por unidade consumidora, comprovante de endereço formal do responsável pela ligação e segurança do abastecimento de água em quantidade e qualidade”, resume Pereira.

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