Concerto com Zeca Baleiro e a Orquestra Sinfônica reuniu 6 mil pessoas no Teatro de Arena
Um público de aproximadamente 6 mil pessoas lotou o Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural na noite de sexta-feira, 29/08, para assistir ao ‘Concerto da Campeã Nacional do Saneamento’ com o cantor e compositor Zeca Baleiro e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. A fusão do popular com o erudito resultou em arranjos de músicas que emocionaram e embalaram o público como ‘Lenha’, ‘Telegrama’, ‘Babylon’, ‘Proibida pra Mim’, ‘Ai que saudade de d’ocê’, entre outros sucessos do cantor e compositor.
Esta foi a primeira vez que Zeca Baleiro se apresentou com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob a regência do maestro Carlos Prazeres. “É muito bom tocar com orquestra, torna a música popular mais solene, dá um ar erudito, majestoso para a canção”, afirmou o cantor.
Zeca Baleiro ressaltou também a importância do patrocínio da Sanasa à cultura. “Acho muito importante que uma empresa como a Sanasa patrocine esse evento, se todas as empresas patrocinassem a cultura já teríamos mudado este país. Cultura e educação são os dois pilares da cidadania”, acrescentou.
O maestro Carlos Prezeres, por sua vez, destacou a parceria da orquestra com Zeca Baleiro. “A música do Zeca é absolutamente sinfônica, muito rica harmonicamente e ritmicamente, então é uma combinação perfeita com uma orquestra como a Sinfônica de Campinas”, acrescentou o maestro.
Fã de Zeca Baleiro há mais de 20 anos, Eliane Mitsue foi ao concerto com a camiseta estampada com a foto de Zeca Baleiro. “Ele sempre teve esse tratamento carinhoso com o público, ele é muito humilde, muito bacana”, pontuou.
Assim como Eliane, Aline Cavarsan também acompanha a carreira do artista há mais de duas décadas. “No primeiro show dele eu estava grávida da minha filha, ela está com dezessete anos e veio comigo, hoje eu trouxe um cartaz com fotos que tiramos em vários shows que nós fomos”, afirmou a admiradora.
O evento foi em comemoração ao prêmio de melhor cidade em saneamento do País que Campinas recebeu e que concedido no dia 13 de agosto ao prefeito Dário Saadi e ao presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, pelo Instituto Trata Brasil, maior referência nacional nesta área.
Além de liderar o ranking nacional de saneamento, Campinas recebeu nota 10 em todos os quesitos avaliados pelo Instituto Trata Brasil: atendimento total de água, atendimento de coleta de esgoto, índice de tratamento total de esgoto, índice de perdas na distribuição e investimento médio per capita.
A Sanasa, melhor e mais premiada empresa municipal de saneamento do Brasil, garantiu a universalização do abastecimento de água e também da coleta, afastamento e tratamento de esgoto 10 anos antes do que prevê a legislação. O novo Marco Legal do Saneamento estabelece o ano de 2033 para atingir as metas de universalização. Os municípios precisam atender 99% da população com acesso à água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Campinas superou esses índices, abastecendo 99,9% da população com água tratada; apresenta 97,1% de coleta e afastamento de esgoto e 94% de esgoto tratado.