Campanha da Fraternidade de 2016 terá como tema o saneamento
Atentar a sociedade para a questão do saneamento básico, garantindo desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade de 2016, que terá como tema ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’.
O tema, definido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visa assegurar o acesso ao saneamento básico como um direito de todos. A mobilização será feita de maneira ecumênica, pois reunirá outras igrejas cristãs além da católica.
O tema foi inspirado na seguinte passagem bíblica de Amós (capítulo 5, versículo 24): “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. A campanha da CNBB pretende empenhar-se na luta por políticas públicas e atitudes responsáveis que promovam a integridade do meio ambiente.
Entre os dias 10 e 12 de agosto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou um seminário com a participação de especialistas do setor de saneamento para esclarecer dúvidas sobre os desafios do setor.
A Campanha da Fraternidade de 2016 segue os preceitos da encíclica papal do Papa Francisco, publicada em junho de 2014, em que o pontífice demonstra preocupação com a degradação ambiental, com as mudanças climáticas e com a pobreza no mundo. Além de apontar o ser humano como principal responsável pelo aquecimento do planeta, o documento alerta para os riscos da privatização da água.
P-A – 26/08/2015