Aquecedor solar de baixo custo é instalado nas Domasas
O setor de Oficina Mecânica Geral instalou no dia 22 de julho mais um aquecedor solar de baixo custo, idealizado pelos funcionários do setor, nas dependências da Domasa 3 (Ponte Preta). O equipamento contribuirá com a economia de energia elétrica, como já acontece nas Domasas 1 (Jd. Londres), 4 (Barão Geraldo) e 7 (Jd. Paranapanema).
O diferencial desse aquecedor solar está na isolação térmica. Foram instalados tubos tipo Poliflex nas tubulações, que permitem menor perda de temperatura durante o transporte da água quente. Outra inovação foi a instalação de fita aluminizada no reservatório de água que garante também maior período de conservação da temperatura da água no reservatório.
“O objetivo é instalar o equipamento em todas as Domasas, dando exemplo de sustentabilidade a toda a empresa”, disse Jorge de Freitas, coordenador do setor de Manutenção Mecânica.
Princípio de funcionamento
O sistema do aquecedor solar de baixo custo tem o mesmo princípio do aquecimento solar de água tradicional, diferenciando-se pelo tipo de material utilizado e da possibilidade de autoconstrução.
O funcionamento se inicia quando a energia solar irradiante incide sobre a superfície preta dos coletores. A energia absorvida transforma-se em calor e aquece a água que está no interior dos coletores. A água aquecida diminui a sua densidade e começa a se movimentar em direção à caixa, dando início a um processo natural de circulação da água, chamado de termo-sifão. Para tanto o reservatório deve estar mais alto que os coletores. Esse processo é contínuo, enquanto houver uma boa irradiação solar ou até quando toda água do circuito atingir a mesma temperatura.
A água aquecida fica armazenada num reservatório termicamente isolado que evita perda de calor para o ambiente. A tubulação que interliga os coletores, o reservatório e o chuveiro elétrico pode ser montada com os tubos tradicionais de PVC utilizados normalmente em instalações hidráulicas residenciais.
P-A – 23/07/2010