Água da Sanasa é a escolhida para preparo de cafés em Festival
Um excelente café não depende apenas do cultivo, do grau de torrefação ou da seleção dos grãos. A qualidade da água também interfere no resultado final do produto. Apontada por especialistas como ideal para ser usada no preparo da bebida, a água da Sanasa foi escolhida para o preparo de cafés da degustação que ocorrerá durante a 5ª edição do Campinas Café Festival. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro na Estação Cultura, Praça Rui Barbosa e Largo do Rosário.
De acordo com a degustadora de café Camila Arcanjo, para o preparo de um bom café é necessário que o sabor da água não seja perceptível. “Se a água estiver com gosto de cloro, por exemplo, vai mudar completamente o sabor da bebida. Esse não é o caso da água fornecida pela Sanasa”, destaca a especialista.
Para o presidente da Sanasa, Marco Antonio dos Santos, a escolha pela água tratada da empresa já era esperada. “É um orgulho para nós da empresa e de todos os moradores da cidade saber que nossa água é considerada uma das melhores do país”, comenta. “De acordo com especialistas, a água da Sanasa não altera o sabor final do café e mantém suas propriedades, como o aroma e o paladar característicos da bebida”, finaliza.
A água tratada pela empresa de saneamento de Campinas não é apenas recomendada para o preparo do café, mas também para ser ingerida em sua forma natural. “É importante tomar um gole de água antes do café para limpar o palato, o céu da boca e a língua para que seja retirado qualquer tipo de resíduo. Se a água tiver algum sabor, também vai influenciar no gosto da bebida”, aconselha Camila.
De acordo com o gerente de Operação de Água da Sanasa, Vladimir Pastore, as características apropriadas da água produzida pela empresa são explicadas graças ao processo de tratamento, considerado único no Brasil. “Nós utilizamos a cloroamoniação no processo de desinfecção final. A Sanasa é a única empresa do país a utilizar o cloro combinado nesta etapa do processo que não deixa sabores e odores na água e nem gera subprodutos durante o tratamento”, esclarece.
Realizado pelo Instituto Jerusalém do Brasil com apoio da Sanasa e da Prefeitura Municipal de Campinas, a 5ª edição do Campinas Café Festival terá início nesta quinta, dia 13 de setembro, às 12h, na Estação Cultura. O público que passar pela Tenda do Café no Comércio, montada das 12h às 15h, poderá fazer a degustação de vários tipos de cafés.
Um passeio turístico por fazendas, áreas de proteção ambiental e pelo Instituto Agronômico também está na programação, com partida às 13h40 dos locais de degustação. Interessados em percorrer o roteiro do café devem se inscrever gratuitamente pelo telefone (19) 2116-0724.
P-A – 12/09/2012