Sanasa e Saerb celebram parceria para aprimorar gestão de processos
A Sanasa e o Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco), empresa de saneamento da cidade, no Acre (AC), celebraram uma parceria de cooperação técnica com foco na troca de conhecimentos, informações e experiências. O objetivo é fortalecer as competências técnicas e organizacionais dos profissionais envolvidos, promovendo melhorias na gestão de processos.
A assinatura do termo aconteceu na manhã desta terça-feira, 7 de outubro, com a presença do prefeito Dário Saadi, do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e do presidente do Saerb, Enoque Pereira.
“A Sanasa tem 51 anos de experiência no saneamento e o Saerb tem o desafio de reestruturar o sistema de abastecimento e de esgoto. Nós vamos dar a nossa contribuição com os nossos conhecimentos”, destacou o presidente da Sanasa. “Para a prefeitura de Campinas é um orgulho assinar este termo de parceria. Estamos à disposição para compartilhar nossa experiência em saneamento com a cidade de Rio Branco”, completou o prefeito Dário Saadi.
Para o presidente do Saerb, a parceria com a Sanasa visa fortalecer os sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário de Rio Branco. Em 2022, o Saerb passou do governo do estado para o município e, desde então, a equipe tem trabalhado para aprimorar a estrutura que estava comprometida, assegurando o funcionamento do sistema e reduzindo as interrupções. “A Sanasa vem para somar. A experiência que a Sanasa acumula, reconhecida em âmbito nacional, é louvável”, afirmou o presidente do Saerb. “Em 2022, o Saerb tratava 1,5% do esgoto; hoje, são 16% e nossa meta é chegar a 52% no próximo ano. O índice de abastecimento de água é de 68%. Embora ainda baixos, esses números mostram evolução e nosso objetivo é avançar”, avaliou.
Estrutura do Termo de Cooperação Técnica
A Sanasa contribuirá com o aprimoramento da gestão de processos de negócios, alinhando-os às normas dos sistemas de gestão ISO 9001:2015 e à metodologia de excelência em gestão MEGSA-ESG, além de assegurar o cumprimento do marco legal do saneamento. O objetivo é fortalecer o atendimento às diretrizes nacionais estabelecidas para o saneamento básico, conforme a Lei 11.445/2007. Já por parte do Saerb, o foco central desta cooperação é contribuir para o planejamento e a gestão de processos, áreas que já são contempladas pelo projeto Processe+, sob a responsabilidade da Diretoria de Planejamento e Projetos.
As atividades previstas no Termo de Cooperação Técnica incluem a definição do escopo das ações conjuntas e dos respectivos planos de ação, o acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos, a avaliação e conclusão das etapas acordadas, a integração entre os funcionários das duas empresas, visitas às dependências, bem como a sistematização das informações e a realização de workshops e seminários para disseminação dos resultados. O projeto, com cronograma de execução, será elaborado pelo Saerb em comum acordo com a Sanasa, e terá vigência de 12 meses. Por se tratar de cooperação, o termo não gera compromissos financeiros entre as duas partes.