Sanasa vai receber o troféu Quíron Ouro no maior prêmio do saneamento
A Sanasa será premiada com o troféu Quíron Ouro no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS 2024. O anúncio foi feito na segunda-feira, durante transmissão on-line pelo canal da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), no YouTube. A premiação, que será entregue no dia 4 de dezembro, durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro, é considerada o “Oscar do Saneamento” no Brasil.
O troféu Quiron Ouro é o prêmio máximo na categoria AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental Nível II. A premiação é aberta a todas as empresas do setor no Brasil. A participação possibilita um diagnóstico objetivo e uma avaliação de maturidade na gestão organizacional fundamentada no MEGSA – Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental.
A premiação consiste em quatro níveis distintos de avaliação. A análise dos participantes envolve sumários de gestão, destacando os níveis de desempenho das operadoras em relação aos critérios de excelência contemplados no prêmio, ressaltando suas práticas administrativas e os resultados obtidos. As empresas candidatas também recebem avaliadores para conferir se as informações se alinham com os sumários.
De acordo com o presidente Manuelito Magalhães Júnior, a Sanasa vem desenvolvendo um modelo de gestão que prioriza o planejamento, a eficiência operacional, a mudança de cultura da empresa e a sustentabilidade, com avanços a cada ano. “O prêmio é uma consequência do esforço individual de cada um de nossos colaboradores, que buscam as melhores práticas para que possamos obter resultados positivos. Parabenizamos a todos os que contribuíram com a conquista deste prêmio tão importante”, reconhece Manuelito.
Cases selecionados
Além da premiação, a ABES também divulgou os cases aprovados para apresentação oral ou poster durante o Seminário de Benchmarking PNQS 2024, que será realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro. A Sanasa apresentará seis trabalhos:
– Jornada de Excelência como ferramenta de gestão – Alesandro Siqueira Tetzner (TG) e Jacqueline Caselli (TGI);
– Uso de Tecnologias na Gestão de Segurança da Água – Jacqueline Leite e Diego de Oliveira Pinto (TT);
– Excelência ESG: transformando a contabilidade do saneamento – Tatiana Gama Ricci (FFC);
– Pesquisa de vazamentos não visíveis para redução de perdas – Sabrina Coelho (TFP);
– Museu Interativo da Água: um espaço de educação não formal – Deborah Camargo de Ângelo (CCS);
– Programa de Inovação e Sustentabilidade em Compras (PISC) – Simone Cracco e Tatiana de Paiva Carvalho (ACB).
Aprimoramento contínuo
A Sanasa participou pela primeira vez do PNQS em 2021, quando foi selecionada como finalista pelo critério ‘Os Primeiros Passos para a Excelência’. No ano seguinte, a empresa foi contemplada com duas placas, sendo uma como finalista do PNQS – Nível I, e a outra de certificação no programa Jornada de Excelência. Em 2023, a Sanasa foi a única empresa de saneamento certificada pela ABES no Programa Jornada de Excelência ESG. Foi também finalista na categoria principal do Nível II – Rumo à Excelência ESG.
De acordo com o gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas, Alessandro Tetzner, a busca pelo aprimoramento é contínua. “É uma grande satisfação ver as iniciativas da Sanasa reconhecidas, contudo, é evidente que não iremos nos contentar apenas com isso.”, ressalta Alessandro.
P-AIF – 04/11/2024