Operação do Sistema Cantareira é discutida em Campinas

O presidente da Sanasa, Fernando Pupo, abriu o evento “Apresentação do Plano de Operação das Barragens e Represas do Sistema Cantareira” promovido pela Sabesp na sede da Sanasa nesta terça-feira, 18 de outubro. “Esse encontro é muito importante para a Região Metropolitana de Campinas para que se faça um planejamento que possa trazer tranquilidade para enfrentarmos tanto o período de chuva quanto de escassez”, disse o presidente.

O evento teve como objetivo buscar fortalecer, de forma igualitária e democrática, a gestão compartilhada dos reservatórios do Sistema Cantareira entre as regiões do alto Tietê e das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que representam o abastecimento de aproximadamente 14 milhões de habitantes, além dos usos agrícolas e industriais. O Superintendente de Produção de Água da Diretoria Metropolitana da Sabesp, Marco Antonio Barros fez um exposição da situação do Sistema Cantareira, cuja produção de água é de 33 metros cúbicos por segundo.

“E preciso se antecipar aos problemas e tomar as medidas mais adequadas”, ressaltou o Secretário Adjunto de Recursos Hídricos, Rogério Menezes, que participou de outros eventos iguais a esse realizados em Várzea Paulista, Nazaré Paulista, Atibaia e hoje em Campinas, fechando o ciclo de cinco encontros na próxima semana em Piracicaba.
Ainda estiveram presentes no evento o Capitão Falsi Salim Katabi, Diretor de Comunicação Social da Defesa Civil do Estado; Luiz Roberto Moretti, Diretor da Bacia Médio Tietê –DAE; Dalto Favero Brachi, Secretário Executivo do Consórcio PCJ; além de vereadores e representantes do executivo de cidades vizinhas.

P-A – 18/10/2011

RECENTES