ARES-PCJ propõe curso de tarifas para os serviços de água e esgoto
A Diretoria Executiva da ARES-PCJ propôs a criação um curso de tarifação aos representantes dos serviços de água e esgoto dos municípios associados com o objetivo de esclarecer e conhecer as metodologias aplicadas na tarifação de cada cidade. Assim, a Agência Reguladora espera que, no decorrer dos trabalhos, possam ser descobertas novas formas de aplicação para uma tarifa mais real aos consumidores. A ideia é aplicar o curso em parceria com o Consórcio PCJ e dar maior abrangência com a participação de mais municípios.
Para o diretor geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, esse curso terá como objetivo exemplificar, entender e melhorar a análise dos custos e das tarifas dos serviços de água e esgoto dos municípios. “Não queremos interferir no que já está sendo praticado, mas identificar as características da metodologia para termos um ponto de partida e criar uma forma mais abrangente para todos trabalharem”, aponta.
O diretor geral ressalta que o curso terá um perfil participativo, com exemplos reais de cada município para produzir efeitos práticos no cotidiano. “O Curso de Tarifação será para auxiliar o município a entender as suas tarifas. A partir de então, poderemos orientar e pensar sobre a necessidade de se alterar ou não. Juntos, encontraremos métodos e formas de trabalho para que a prestação dos serviços melhore com uma tarifa real”, diz.
Para o consultor técnico da diretoria Sanasa-Campinas, Paulo Tinel, o curso será bem vindo. O representante do SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba, Hugo Marcos Piffer Leme ressalta que a importância da realização do curso está na multiplicação do conhecimento e o esclarecimento de assuntos que envolvem o tema. “É importantíssimo, pois existem municípios que não tem tanto conhecimento com relação às tarifas. Muitas vezes, elas são reajustadas com base em índices como a inflação, que não representa a real necessidade dos serviços de saneamento”, pontua.
Nas próximas semanas, os técnicos da ARES-PCJ deverão estruturar o conteúdo do curso. A proposta é de que ele seja aplicado ainda neste ano, porém, em função das eleições, o cronograma pode sofre alterações e o curso ser oferecido no primeiro semestre de 2012. A participação será gratuita para os representantes dos serviços de água dos municípios associados.
P-AI – 29/08/2012