SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL MARCAM APRESENTAÇÕES EM FÓRUM MUNDIAL

Ampliar

Em continuidade às apresentações dos projetos técnicos da Sanasa, durante o 8° Fórum Mundial da Água, em Brasília, nesta terça-feira, 20 de março, a sustentabilidade, os usos múltiplos da água e a educação ambiental foram os temas de destaque. O dia foi marcado também por visitas de autoridades aos espaços.

Ampliar

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, esteve presente no estande do Consórcio PCJ, que tem a Sanasa como uma das patrocinadoras. Quem também passou pelo espaço foi o deputado federal Luís Lauro Filho. Além deles, o governador Geraldo Alckmin esteve no Fórum; ele concedeu uma entrevista coletiva no Espaço São Paulo, do Comitê PCJ.

Ampliar

Quanto aos trabalhos técnicos, o presidente Arly de Lara Romêo e o diretor Técnico, Marco Antônio dos Santos, mostraram, por meio de um painel, dados sobre a situação hídrica, sua importância para a população e as ações que a Sanasa vem desenvolvendo para utilizar os recursos hídricos de modo sustentável, ou seja, com uso consciente, diminuição de perdas, desenvolvimento de tecnologias e qualificação de pessoal, por exemplo.

Investimentos em obras de saneamento, redução das perdas de água na distribuição, parcerias com o Aeroporto de Viracopos para utilização da água de reúso e com a cidade de Valinhos para assumir a ETE Capuava foram as ações destacadas. “Ainda está em análise a possibilidade de desenvolver um projeto que pretende criar um Centro de Pesquisas sobre a água em parceria com instituições como a Fapesp, a Unicamp, a Ceasa e o Instituto Agronômico de Campinas. O objetivo é estudar novas tecnologias que permitam avançar no saneamento”, contou o presidente. Este projeto ainda está em fase de estudo e no momento oportuno será divulgado. Neste mesmo painel, um representante do DAE Jundiaí também compartilhou a experiência dessa cidade do interior de São Paulo na utilização dos recursos hídricos.

Ampliar

A Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR-Capivari II), mais uma vez, foi tema de apresentação. A coordenadora da estação, Renata de Gasperi, mostrou o processo de produção de água de reúso e sua importância para a gestão dos recursos hídricos.

Ampliar

Para finalizar os debates dessa terça, Ana Lúcia Floriano, responsável pelo programa Casa (Ciclo da Água no Saneamento), abordou educação ambiental na gestão de recursos hídricos. De acordo com Ana Lúcia, a educação ambiental se trata de uma tecnologia social para promover o engajamento comunitário no processo de gestão participativa da água. “É uma resposta da Sanasa nas legislações ambientais e compromissos internacionais, como ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), Pacto Ambiental e Água e Saneamento como Direitos Humanos”, concluiu Ana Lúcia. O Fórum segue até sexta-feira, dia 23 de março.



P-A - 21/03/2018