SANASA RECEBE VISITA DE EXECUTIVOS SENIORES DA ÁFRICA DO SUL

Ampliar

Com o objetivo transmitir conhecimentos e apresentar as estratégias utilizadas para enfrentar a recente crise hídrica, a Sanasa recebeu na terça-feira, 14 de março, a visita de uma delegação formada por 20 executivos seniores da empresa sul-africana Umgeni Water (UW), considerada a maior produtora de energia renovável da África do Sul e líder na produção de água potável em KwaZulu-Natal, operando em abastecimento de água e saneamento no setor público para seis cidades do país.

Ampliar

Para iniciar o evento, o presidente Arly de Lara Romêo deu as boas-vindas à delegação, fez um panorama geral sobre a Sanasa e ainda ressaltou a importância de a empresa de saneamento campineira ser referência para outras empresas. “A Sanasa é uma empresa pública municipal líder no mercado e que tem metas ambiciosas. Em 2018, com a conclusão da ETE Boa Vista, Campinas passará a ser o primeiro município brasileiro com mais de um milhão de habitantes a atingir 100% da capacidade instalada para o tratamento de esgoto”, disse Romêo.

Durante a manhã, a delegação participou de um ciclo de palestras com técnicos de diferentes áreas da Sanasa. Os temas abordados foram: gestão da sustentabilidade, crise hídrica, programa de controle e redução de perdas, sustentabilidade financeira e grandes consumidores, ações que colaboram no combate às perdas, além de água de reúso. Ao final, os participantes fizeram alguns questionamentos relacionados aos assuntos tratados, esclarecendo possíveis dúvidas.

Ampliar

Para Mark Dent, gerente Regional da AWS para a África do Sul e representante da delegação dos sul-africanos, esta visita é uma oportunidade para aprender e trocar informações. “Na África do Sul temos uma água de qualidade, porém, estamos vivendo a pior situação hídrica dos últimos 100 anos”, completou Dent.

Ampliar

Já durante à tarde, a delegação fez uma visita técnica às instalações da Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR-Capivari II), considerada uma referência da Sanasa. A África do Sul, segundo Dent, ainda não produz água de reúso, assim como o Brasil. Os visitantes ficaram surpresos com a estação e a tecnologia empregada nesse processo, que pode ser uma alternativa em períodos de escassez hídrica.



P-A - 15/03/2017