PROJETOS AMBIENTAIS

A SANASA desenvolve diversificados projetos visando à recuperação, conservação e restauração de áreas verdes que necessitam de regeneração.
Grande parte de nossos projetos visam compreender o cumprimento de nossos Termos de Compromisso e Recuperação Ambiental (TCRA), Termos de Compromisso Ambiental (TCA), Termo de Ajustamentos de Condutas (TAC) e ou outros fins.
São elaborados também projetos que visam estudos de viabilidade para implantação dos empreendimentos de esgotamento e abastecimento sanitário, assim como a preservação da biodiversidade ali existentes, sendo eles:

  • SANASA Plantando Mais Água: Plantar árvores nativas para recuperar as áreas degradadas nos mananciais, córregos e nascentes e, assim, garantir a disponibilidade, o manejo sustentável da água e o saneamento para todos, sem oneração e com acompanhamento de um técnico em todas as etapas do projeto.

  • Recuperação de áreas Verdes e Adensamentos Florestais: São elaborados projetos que buscam o reflorestamento com espécies nativas, dando início ao processo de restabelecimento das condições anteriores à degradação, a fim de possibilitar que o ecossistema seja novamente capaz de manter seu equilíbrio natural.

  • Viveiros de Mudas Nativas: São elaborados para incentivar a produção de mudas e também para utilização própria em seus projetos.

  • Laudos de Fauna: Os estudos relacionados à Fauna têm como principal objetivo catalogar a diversidade de fauna e identificar as espécies ameaçadas de extinção nas áreas de influência de implantação dos empreendimentos, visando identificar e documentar eventuais alterações nos parâmetros biológicos das populações e comunidades que possam estar relacionadas às perturbações causadas pela alteração de habitat como supressão de vegetação e a presença de maquinários durante a fase de implantação do empreendimento, propondo medidas mitigadoras a fim de minimizar os impactos ambientais.

  • Estudos Hidrológicos: São responsáveis por pesquisar e mapear todas as ramificações e fontes de águas existentes em um determinando local e verifica a viabilidade da instalação do empreendimento.



PN-R - 14/12/2016