PESQUISADORA FRANCESA APRESENTOU ESTUDO INOVADOR DE PREVISÃO DE CHUVAS

Ampliar

A Sanasa recebeu na quarta-feira, 28 de setembro, a visita da pesquisadora Marielle Gosset, do IRD (Institut de Recherche pour le Développement), da França. O objetivo foi apresentar o estudo realizado na África de previsão de chuvas a partir de antenas de celular. “Esta tecnologia permite melhorar o acesso à agua com mais qualidade, promover a sustentabilidade e prever as condições climáticas”, comentou Gosset.

Ampliar

Para a Sanasa, esta inovação tecnológica seria útil na gestão dos recursos hídricos. “Na realidade, trata-se de uma ferramenta importante também para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), a fim de controlar as descargas do Sistema Cantareira”, completou o consultor Técnico da empresa de saneamento Paulo Tínel.

Participaram também desta reunião a pesquisadora e meteorologista do Cepagri – Unicamp, Ana Ávila; o professor de engenharia elétrica, também da Unicamp, Luiz Carlos Kretly; o pesquisador Daniel Vila, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) – INPE; e gerentes e coordenadores da Sanasa. Na ocasião, foi apresentado o SOS Chuva, um sistema de observação e previsão, por meio de um radar, de eventos meteorológicos extremos. Este sistema, desenvolvido pelo CPTEC-INPE, Cepagri-Unicamp e USP (Universidade de São Paulo), começará a funcionar em outubro deste ano e abrange a Região Metropolitana de Campinas até um raio de 60 quilômetros de distância.



P-A - 29/09/2016