SANASA FARÁ A SUBSTITUIÇÃO DE REDES DE ÁGUA NO VILA NOVA E PARQUE SÃO QUIRINO

Ampliar

A Sanasa completou nesta sexta-feira, 28 de agosto, 41 anos de existência. Para comemorar a data, a empresa recebeu o prefeito Jonas Donizette, que assinou, juntamente com o presidente da empresa, Arly de Lara Romêo, Ordem de Serviço para o início das obras de troca de redes de água nos bairros Vila Nova e Parque São Quirino. Com investimentos de R$ 5.764.315,70, a obra beneficiará 7.061 moradores, sendo 4.779 do Vila Nova e 2.282 do Parque São Quirino.

Serão substituídos, no total, 18,3 quilômetros de redes de água de cimento amianto por polietileno de alta densidade (PEaD), material mais resistente e com vida útil maior. O trabalho será feito pelo método não destrutivo, que dispensa a abertura de valas e as obras serão executadas pela empresa Rentax Construção Civil Ltda. No Vila Nova, o serviço será feito a partir de 1º de setembro com prazo de conclusão de dez meses, enquanto no Parque São Quirino a obra terá início no mesmo dia, com entrega prevista para 12 meses.

Ampliar

Durante o evento de assinatura, a gerente de Controle de Perdas e Sistemas, Lina Cabral Adani, detalhou o projeto de substituição, que teve início em 1994, quando o índice de perdas em Campinas diminuiu de 40% para 20% na época devido às ações implementadas de maneira permanente. “Em 20 anos trocamos 312 quilômetros de rede mais 265 mil ligações”, citou. Segundo ela, metade dos estados brasileiros possui perda acima de 50%, enquanto em Campinas o índice é de apenas 19,2% e tem como meta, até 2020, diminuir para 15%.

“A Sanasa tem prestado um grande serviço à população de Campinas. Nos locais onde a empresa efetuou a troca de rede, o índice de perdas caiu para menos de oito por cento, número correspondente a Tóquio e Lisboa”, elogiou o prefeito Jonas Donizette.

Ampliar

O prefeito mencionou também a posição da Sanasa na avaliação do Instituto Trata Brasil. “Apenas 12 entre as cem maiores cidades do País são consideradas de acordo com o que é adequado na área de saneamento, e Campinas está entre elas”, comentou.

Na ocasião, Jonas também elogiou o carinho e o envolvimento dos funcionários da Sanasa. “Estamos vivendo nesses últimos anos uma dificuldade na questão hídrica, mas a empresa tem se esforçado e enfrentado com capacidade técnica e com comunicação com a população de Campinas”, acrescentou Jonas, referindo-se à campanha da simbologia das cores para informar sobre a situação do Rio Atibaia.

Ampliar

De acordo com o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, desde o início de 2013 a Sanasa já investiu quase R$ 49 milhões em substituição de redes, totalizando mais de 129 quilômetros. “Essas redes diminuem quebras e perdas de água, investir em saneamento é investir em saúde”.

Os bairros já contemplados com a substituição de redes em Campinas são: Jardim Nova Europa, Jardim dos Oliveiras, Vila Carminha, Jardim Primavera, Jardim Paulistano, Jardim Planalto, Nova Campinas, Jardim Flamboyant e Vila Paraíso.

Ampliar

Ao final, funcionários da Sanasa assistiram, no saguão da sede, ao concerto da Orquestra Sinfônica dos Patrulheiros em homenagem ao aniversário da empresa.



P-A - 28/08/2015