SANASA PRESENTEIA CAMPINAS COM DUAS ESCULTURAS NA PEDREIRA DO CHAPADÃO

Ampliar

Em comemoração aos 40 anos da Sanasa, a empresa de saneamento presenteou a população de Campinas instalando duas esculturas na Pedreira do Chapadão. O evento, realizado na manhã de sábado, 27 de setembro, foi resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto de Artes da Unicamp.

Ampliar

Confeccionada em aço e bronze e instalada junto ao lago da Pedreira, a escultura ‘Vitória-Régia’ é assinada por Gilberto Salvador. Produzida com materiais disponíveis em sua oficina, a obra remete à paisagem típica da planta com pedras, água e peixes, em uma referência ao Brasil.

Intitulada ‘Ulisses, o Elefante Biruta’, a outra escultura instalada na Pedreira foi produzida em aço e ferro pelo artista plástico Guto Lacaz. Modelada em chapa metálica cortada a laser e pintada de branco com tinta automotiva, a obra retrata um paquiderme estilizado em tamanho natural. Sua tromba está presa a um perfil metálico quadrado e articulado por um conjunto de eixo e rolamentos.

Ampliar

Presa apenas pela ponta da tromba, essa escultura gira 360º conforme o vento ou a manipulação dos visitantes, possibilitando assim uma interação com a população, em especial as crianças.

Ampliar

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que esteve presente na inauguração ao lado da esposa e uma das idealizadoras dessa parceria, Sandra Ciocci, ressaltou o resgate da cultura na cidade. “A cultura tem um papel muito importante na saúde e no bem estar das pessoas, é a saúde da alma. Campinas tem muita coisa para contar em todas as áreas, tudo isso precisa ser reativado e é importante que as pessoas participem”, enfatizou o prefeito, que destacou também a parceria entre a Prefeitura e a Unicamp. “Esse nosso entrosamento com a Universidade é algo impressionante, não havia uma relação estreita”.

Ampliar

De acordo com o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, a Pedreira do Chapadão ganhará uma terceira escultura, que deverá ser entregue até o início de 2015. “Essas obras são perenes e isso nos leva à reflexão de que nós vamos, mas as obras ficam”, afirmou.

Ampliar

Segundo o secretário municipal de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, há muitos anos Campinas não inaugurava em um parque obras de grande porte. “Elas são fundamentais para a formação da cidadania e a Sanasa está dando esse presente para Campinas”. Assim como o prefeito, o secretário destacou a importância da parceria entre a Sanasa, a Secretaria de Cultura e o Instituto de Artes da Unicamp. “É muito frutífero para nós e para a cidade”, comentou.

Ampliar

Os artistas Gilberto Salvador e Guto Lacaz também elogiaram a iniciativa. “Campinas foi referência de toda a vanguarda no Brasil na década de 70, foi um grande polo do que havia de mais avançado e um projeto como esse inicia um resgate fundamental para o movimento artístico”, observou Salvador. “Hoje é um dia histórico para mim, que tenho a segunda escultura instalada em um espaço público. Que essa parceria seja o início do resgate da tradição da arte contemporânea de Campinas”, acrescentou Guto Lacaz.

Ampliar

O autor da escultura ‘Ulisses, o Elefante Biruta’ iniciou sua vida profissional fazendo ilustrações para o Jornal da Tarde e editoras de livros. Vencedor de dois prêmios Abril de Jornalismo em Ilustração, o artista plástico é também artista multimídia, desenhista, arquiteto e designer.

Ampliar

Gilberto Salvador iniciou sua trajetória na década de 60, ao participar do Salão Jovem Artista do MAC e da Bienal de São Paulo, expondo peças em metal e policromia.



P-A - 29/09/2014