SANASA RECEBE COMITIVA DE 32 MUNICÍPIOS PARANAENSES


Ampliar
Uma comitiva formada por representantes de 32 municípios que compõem o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu, no Oeste do Paraná, esteve no dia 6 de abril na Sanasa. A vinda de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores teve por objetivo conhecer o programa Cidades Sustentáveis de Campinas.
Eles foram recebidos no Auditório Capivari pelo diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Pedro Cláudio da Silva, representando o presidente Arly de Lara Romêo, e pelo diretor Comercial, Luiz Fernando Lopes. Na ocasião, eles conheceram a tecnologia aplicada nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto e as ações da Sanasa rumo à universalização do saneamento em Campinas.
Ampliar
Na ocasião, o diretor Financeiro expôs à comitiva os investimentos no valor de R$ 416 milhões nos últimos quatro anos. “No início da administração do prefeito Jonas Donizette, aprovamos um projeto ousado de investimento rumo aos 300%. Ao final de 2016, Campinas atingiu índices bastante satisfatórios, de 99,6% de abastecimento de água, 95% da capacidade instalada de tratamento de esgoto e 99,5% de coleta e afastamento”, apresentou.
Pedro Claudio explicou ainda as ações da Sanasa de controle contínuo de perdas de água na distribuição, acrescentando que Campinas tem o menor índice de perdas do Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.
Ampliar
Em seguida, o gerente de Operação de Esgoto, Renato Rossetto, detalhou o processo de tratamento de esgoto nas ETEs, destacando a tecnologia de ponta usada na produção de água de reúso na EPAR, que resulta em água tratada em vez de efluentes.
Ampliar
Na área comercial, o diretor Luiz Fernando Lopes e o gerente de Novos Negócios, Luiz Renato Ferreira, ofereceram a possibilidade de dividir com as prefeituras parte do conhecimento adquirido pela Sanasa ao longo dos mais de 40 anos nos diferentes setores da empresa.
Ampliar
De acordo com a prefeita do município paranaense de Mercedes e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu, Cleci Loffi, a intenção da visita é conhecer tanto a tecnologia quanto os sistemas de gestão aplicados pela Sanasa para tentar aplicar dentro das proporções de cada cidade. “Temos ótimas referências da Sanasa, Campinas é considerada modelo e nosso sistema de esgoto precisa melhorar muito, os índices de tratamento são muito baixos”.
O prefeito do município de Santa Helena e vice-presidente do Conselho, Airton Copatti, ficou impressionado com os indicadores apresentados. “Queremos levar os projetos para os nossos municípios, que buscam o desenvolvimento econômico e social sempre com um olhar para a questão ambiental. A EPAR, por exemplo, tem um destaque nacional na questão sustentável, por isso queremos buscar conhecimentos para aplicar em nosso município”, finalizou.

Após a visita à Sanasa, os representantes dos municípios do Oeste do Paraná tiveram um encontro com o prefeito Jonas Donizette.


P-A - 11/04/2017