PROJETO ´PLANTANDO VIDAS’ PROMOVE A PRIMEIRA AÇÃO

Ampliar

O Voluntariado Sanasa, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, promoveu no sábado, 18 de março, no Lago do Café, o plantio de mudas de ipês brancos, rosas e amarelos. Esta foi a primeira ação do projeto ‘Plantando Vidas’, de conscientização e de combate ao câncer. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de homenagear os funcionários da empresa e seus familiares que têm ou já tiveram câncer. Por isso, cada um dos 26 homenageados recebeu uma placa indicativa com o seu nome.

Ampliar

Dona Yvonne Sanseverino Sylvestre, de 90 anos, avó da funcionária Helga Miritello, da Gerência de Compras e Licitações, foi uma das pessoas homenageadas. Diagnosticada com câncer na mama aos 89 anos, passou por uma cirurgia e por 28 sessões de radioterapia. Hoje está curada. Ela conta que sempre se cuidou fazendo todos os exames preventivos anuais, e a descoberta foi feita bem no início da doença. “Quando se descobre a doença, a pessoa não deve se desesperar, o que ela deve é fazer o tratamento direitinho”, aconselha Dona Yvonne.

Ampliar

O presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, explicou que a ação tem também um caráter ambiental, pois fez parte do Plantio Global, que envolve 39 cidades brasileiras e quatro países. “Precisamos respeitar e conhecer a importância dos recursos naturais”, afirmou.

Ampliar

A integrante do Voluntariado e uma das idealizadoras do projeto, Leniter Sertório, destacou a importância do projeto para quem tem ou já passou pelo enfrentamento da doença. “O Plantando Vidas vem coroar outras ações que desenvolvemos há alguns anos como o Outubro Rosa, que é a campanha contra o câncer de mama, e o Novembro Azul, de conscientização contra o câncer de próstata”, acrescentou.

Ampliar

O diretor da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e um dos envolvidos no projeto, Marcos Lena, mencionou a questão do diagnóstico e do tratamento precoce. “Ajudam muito porque podem salvar vidas, as pessoas precisam saber da importância da rapidez no atendimento”, reforçou.

Ampliar

Durante a ação, a diretora da Secretaria de Serviços Públicos, Márcia Calamari, comparou a natureza com o ser humano. “A natureza tem seus percalços ao longo das estações do ano, quando chegam a primavera e o verão, ela volta a produzir frutos e retoma o seu percurso natural, o mesmo acontece com o ser humano, tem um período em que as pessoas sofrem, passam por intempéries e depois retomam a sua normalidade”.

O projeto ´Plantando Vidas´ é contínuo. Funcionários da Sanasa interessados em indicar o seu nome ou de um familiar que esteja vivendo ou passou pelo momento difícil do tratamento do câncer pode enviar um e-mail para o voluntariado@sanasa.com.br, ou então entrar em contato com os ramais 5400 ou 5963.



P-A - 20/03/2017