SANASA ENTREGA DRONE PARA ATENDER A UM TAC

Ampliar

A Secretaria do Meio Ambiente e a Polícia Ambiental receberam da Sanasa uma aeronave com sistema remotamente pilotado (SARP), mais conhecido como drone. A entrega aconteceu na sexta-feira, 27 de janeiro, no CTR – Centro Técnico Regional de Fiscalização de Campinas.

A entrega desse drone integra uma determinação prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Sanasa e o Ministério Público, como forma de compensação ambiental das obras da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE – Boa Vista. Além dessa aeronave, um centro de lazer na Vila Olímpia, entregue em novembro do ano passado, também foi acordado. “Com a ETE Boa Vista, Campinas terá 100% da capacidade instalada para o tratamento de esgoto. Será a primeira cidade metrópole a ter capacidade para tratar todo este efluente”, destacou o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, durante a entrega do drone.

Ampliar

De acordo com o promotor de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente), Rodrigo Garcia, do Ministério Público, a ideia do drone surgiu da verificação da estrutura de trabalho da polícia ambiental. “A partir de um estudo, foi diagnosticada a ausência de um equipamento com esta funcionalidade. Então, foi viabilizado um acordo com a Sanasa, a qual caracterizou este equipamento para uso compartilhado entre a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental e a Polícia Ambiental. Será o primeiro equipamento com asa rotativa e georreferenciamento para a fiscalização ambiental do Estado”, explicou Garcia.

“Este drone vai tornar mais ágil o mapeamento de campo com imagens, além de ser possível obter essas imagens com mais qualidade”, completou o coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, Sérgio Luis Marçon. O drone é da empresa RK Indústria e Comércio e pode ser operado a uma distância de dois quilômetros e atingir três quilômetros de altitude.



P-A - 30/01/2017