SANASA TEM GRANDE POTENCIAL PARA APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS

Ampliar

Os resultados apresentados na Reunião Técnica de Finalização do Projeto de Medição de Biogás, que aconteceu na quinta-feira, 29 de setembro, no Auditório Capivari, demonstraram que o biogás produzido pela Sanasa na ETE Piçarrão, por meio do tratamento de esgoto em reatores anaeróbios, tem grande potencial energético.

Ampliar

Nesta etapa de Medição do Projeto PROBIOGÁS, dez companhias de saneamento brasileiras participaram do monitoramento realizado em reatores anaeróbios e a ETE Piçarrão da Sanasa apresentou dados positivos quanto à qualidade do biogás e à vazão produzida. “Este resultado nos dá embasamento para prosseguir nos estudos e aprofundar a possibilidade de implantação do aproveitamento energético do biogás na empresa, o que pode trazer inovação tecnológica e redução de custos”, explicou a engenheira Caroline Suidedos que trabalha na gerência de Operação de Esgoto e que participa do projeto PROBIOGÁS. Ainda de acordo com a engenheira, o biogás produzido atualmente pode suprir a demanda elétrica da ETE em até 60% do tempo de funcionamento, o que reduziria custos atuais de energia elétrica, traria benefícios ao tratamento de esgoto, além do impacto positivo ao meio ambiente.

Ampliar

Segundo o gerente de Operação de Esgoto, Renato Rossetto, para a Sanasa, o aproveitamento do biogás é uma possibilidade que fortalece o tratamento de esgoto no caminho para a sustentabilidade, na prestação de serviço à população de Campinas, além de contribuir com o meio ambiente. “O biogás pode ser uma fonte alternativa de energia, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do tratamento de esgoto quando visto como um todo”, explicou Rossetto.

O projeto

O PROBIOGÁS (Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil) é uma parceria entre o governo brasileiro, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, e o governo alemão, por meio da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. O objetivo é aumentar o uso energético do biogás, uma fonte de energia renovável, gerado no tratamento anaeróbio dos esgotos e dos resíduos sólidos.



P-A - 30/09/2016