GOVERNADOR E MINISTRO DA DEFESA EM AÇÃO CONTRA A DENGUE EM CAMPINAS

Ampliar

O governador Geraldo Alckmin e o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, estiveram em Campinas no sábado, 13 de fevereiro, para participar da megaoperação realizada na cidade pelo Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Eles foram recebidos pelo prefeito em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, e pelo secretário municipal de Saúde, Carmino de Sousa.

O secretário estadual de Saúde, David Uip, também participou da ação. Todos eles percorreram algumas residências no Taquaral. “Este é um momento que desafia o Brasil e exige a união de todos em defesa da vida, da saúde. Temos que agir com competência e rapidez e o momento é agora”, destacou o governador.

Ampliar

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Sousa, reforçou que Campinas tem feito um trabalho incansável no combate ao transmissor da dengue, da chikungunya e do zica vírus e destacou a importância da mobilização da população para evitar a proliferação do mosquito. “Este sábado é um dia marcante porque reúne os três poderes e toda sociedade em torno de um assunto prioritário dentro de saúde pública. O trabalho não pode parar, a mobilização tem que ser em todos os dias do ano”, disse o secretário.

Também no sábado, 350 militares do Exército e 150 profissionais de saúde saíram às ruas de bairros nas regiões sudoeste e sul para alertar a população e eliminar criadouros do Aedes aegypti. Também distribuíram folhetos em praças no Centro de cidade e fizeram visitas de casa em casa. Profissionais da Defesa Civil e da Embrapa participaram da ação dando apoio como serviço de inteligência, no planejamento e execução dos trabalhos.

“Trata-se de um momento simbólico, onde os três poderes juntos trabalham pela preservação da saúde. A mensagem principal desta ocasião é que o combate ao mosquito se faz todo dia”, disse o prefeito em exercício Henrique Magalhães Teixeira.

Durante a abertura da ação de sábado, o governador Geraldo Alckmin anunciou que o Estado de São Paulo vai pagar R$ 120 reais para cada agente de saúde que atuar nos finais de semana nos mutirões de combate (R$ 120 por sábado). A meta é mobilizar 30 mil agentes todos os finais de semana em todo estado até abril.

Programação
Em Campinas, além das ações diárias contra o Aedes aegypti, estão programados mutirões de combate todos os sábados. Os próximos serão durante as ações do Prefeitura nos Bairros, no dia 20 de fevereiro, no Vida Nova, e no dia 27 no Parque Via Norte. Homens do Exército vão atuar durante a semana, às terças, quartas e quintas-feiras e aos finais semana em mutirões específicos.



P-A - 19/02/2016