SANASA RECEBE VISITA DO ADIDO ECONÔMICO DE ISRAEL

Ampliar

Com o objetivo de aproximar os negócios brasileiros e israelenses e trocar experiências sobre as tecnologias utilizadas no tratamento de água, a Sanasa recebeu na manhã desta sexta-feira, 7 de agosto, a visita do adido econômico de Israel em São Paulo, Boaz Avaranez. O presidente Arly de Lara Romêo, diretores e gerentes da empresa participaram desta apresentação. “Água é vida e esta reunião foi importante para nossos técnicos conhecerem a tecnologia de captação e tratamento de água em um país que já sofre com a escassez hídrica”, adiantou Romêo.

Ampliar

Com aproximadamente 8 milhões de habitantes e 67 anos de existência, Israel possui avançadas tecnologias de reúso da água, por meio do gotejamento e da dessalinização da água do mar, já que a escassez hídrica é um dos principais problemas do país. As fontes de água do país, atualmente, são o Mar da Galileia, o Mar Mediterrâneo e as águas subterrâneas do litoral.

Ampliar

“Hoje, 91% do esgoto é coletado e 80% recebem tratamento. Além disso, o índice de perdas é menor do que 11% e há cinco grandes usinas de dessalinização que produzem mais de 100 milhões de metros cúbicos de água por ano”, explicou Avaranez. Em comparação, 89,2% das residências de Campinas têm coleta e afastamento de esgoto, 88% do esgoto é tratado e o índice de perdas é de 19,2%.

Para enfrentar a escassez hídrica, os israelenses têm como base alguns elementos que norteiam a gestão dos recursos hídricos: leis claras que regulamentam a utilização da água, campanhas publicitárias para o seu uso consciente e investimentos em tecnologia.



P-A - 07/08/2015