REUNIÃO SOBRE ÁGUA DE REÚSO TEM A PRESENÇA DE DEPUTADO E AUTORIDADES NO ASSUNTO

Ampliar

Com o objetivo de debater a água de reúso como fonte de abastecimento público, minimizando os impactos da crise hídrica, a Sanasa recebeu nesta sexta-feira, 26 de junho, integrantes da Comissão Especial da Crise Hídrica da Câmara dos Deputados, entre eles o deputado Luiz Lauro Filho (PSB/Campinas). O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, também esteve presente no evento.

Ampliar

A iniciativa desta reunião foi do deputado Luiz Lauro Filho, que atua como membro titular da comissão da crise, para mostrar não só a importância da água de reúso, mas também como a empresa de saneamento tem trabalhado com esta questão. Segundo ele, a Sanasa é uma das pioneiras na produção de água de reúso para lavagem de carros e rega de jardins, porém já tem um projeto para a utilização desta água para consumo humano. “É a primeira iniciativa na Câmara dos Deputados nesta legislatura na elaboração do planejamento de uma política, para que a água de reúso possa ser inserida nos estados e municípios”, completou Filho.

Ampliar

Neste sentido, para o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, esta reunião proporcionará conhecimento à Comissão em relação às políticas da empresa de saneamento quanto ao reúso da água, principalmente neste período em que houve um despertar nas ações de enfrentamento da crise hídrica. “Se água é vida, saneamento é saúde. Campinas, hoje, trata 88% do esgoto e tem avançado nesta questão por meio da execução de inúmeras obras”, destacou Romêo.

Ampliar

O presidente da ANA ressaltou o pioneirismo e a importância da Sanasa na utilização da água de reúso e considerou significativo o debate sobre este produto para consumo humano, uma vez que há várias restrições, principalmente culturais em relação ao assunto. “Os poucos países que adotam o procedimento de lançar a água de reúso diretamente na rede ressaltam que é necessário investir para reverter a cultura junto à população; já o reúso indireto é mais comum. E a Sanasa já está avançada nos projetos para tratamento de esgoto”, explicou Andreu sobre a importância do uso de tecnologias que possibilitem soluções sustentáveis.

Ampliar

Ao final da manhã, a representante da consultoria legislativa Lívia de Souza Viana apresentou o papel do legislativo para a concretização deste novo paradigma de reúso da água. Além disso, o gerente de Operação de Esgoto da Sanasa, Renato Rossetto, fez uma apresentação sobre a Estação Produtora de Água de Reúso – EPAR Capivari II e a tecnologia de membranas de ultrafiltração que deixa a água com 99% de pureza sem a utilização de produtos químicos. Durante a tarde, os participantes fizeram uma visita técnica à EPAR juntamente com o gerente da Sanasa que mostrou, passo a passo, todos os procedimentos adotados.



P-A - 26/06/2015