SANASA RECEBE VISITA DE DIRETOR DA NASA

Ampliar

Na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, a Sanasa recebeu a visita do diretor do departamento de Transferência de Tecnologia da Nasa (National Aeronautics and Space Administration), Gregory Lester, para apresentar a tecnologia inovadora de recuperação de amônia em águas residuais desenvolvida pelos pesquisadores do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos. O objetivo, em sua primeira visita ao País, foi apresentar os modelos de transferência de tecnologia.

“É uma honra para a Sanasa receber a visita de um representante de uma pesquisa tão importante como esta, ainda mais vinda de um órgão internacional. Para o saneamento, esta tecnologia também é bastante significativa”, afirmou o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo. Para o gerente de Novos Negócios, Rodrigo Hajjar, que intermediou a reunião, receber a visita da Nasa é importante para a Sanasa e para Campinas. “Em primeiro lugar, é uma oportunidade ter a Nasa como parceiro comercial para ampliar os horizontes. Outro ponto positivo é permitir que a tecnologia mais avançada do mundo possa chegar em nossa cidade”, pontuou Hajjar.

Ampliar

Durante a reunião, a Sanasa apresentou um pouco do seu trabalho em relação aos tratamentos de água e esgoto na cidade. A empresa de saneamento já utiliza uma tecnologia moderna de tratamento de esgoto, através das membranas filtrantes que deixam a água com 99% de pureza, e o sistema de recuperação de amônia seria importante não só neste processo, mas também no tratamento da água.

“Fico feliz em trazer este modelo de tecnologia da Nasa para o Brasil, e o programa de transferência representa esta troca de experiências”, destacou o diretor Lester. Na ocasião, ele explicou como a Nasa trabalha com este modelo de transferência de tecnologia, levando em consideração à legislação americana.

Ampliar

Esta reunião significou uma oportunidade para a Sanasa conhecer este projeto de laboratório, de alta tecnologia, para a recuperação de amônia. Ainda há muitas questões a serem discutidas para que a transferência desta tecnologia seja efetivamente colocada em prática.



P-A - 17/04/2015