SANASA APRESENTA INTERNAMENTE SEU PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA

Ampliar

Com o objetivo de garantir água com qualidade para a população de Campinas e diante da atual crise hídrica, o Plano de Segurança da Água (PSA) foi apresentado na manhã de terça-feira, 9 de setembro, aos diretores, gerentes e funcionários da empresa. Desde 2012, segundo o diretor Técnico, Marco Antônio dos Santos, a Sanasa vem trabalhando para a elaboração deste plano, por meio de ações que garantam a qualidade da água para consumo humano. “Há uma lei que estabelece a necessidade da elaboração deste plano e é fundamental que ele seja colocado em prática”, destacou o diretor.

Ampliar

O PSA, preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), identifica e prioriza riscos potenciais que possam comprometer o abastecimento de água. Para isso, são adotados procedimentos e metodologias voltados às boas práticas de gestão, envolvendo todas as unidades do sistema de abastecimento: o manancial, as captações, as estações de tratamento, o sistema de adução, reservação e distribuição, até a torneira do consumidor. “Nossa meta é fornecer água boa e segura que tenha a confiança do consumidor”, salientou Adriana Isenburg, gerente de Integração e Desenvolvimento Tecnológico.

Ampliar

Este plano é considerado um mecanismo de gestão da qualidade da água e, para tanto, necessita da integração e do comprometimento de todos. “É necessário, portanto, intensificar o acompanhamento do processo de renovação da outorga do Sistema Cantareira, o monitoramento e gerenciamento dos pontos de controle já identificados com este estudo em todas as unidades do sistema”, conclui Adriana. Ao final, o gerente de Operação de Água, Vladimir Pastore, também fez uma abordagem sobre a atual crise hídrica.

História do PSA

A Sanasa, a partir da análise dos pontos críticos na rede, iniciou em 1997 discussões sobre a qualidade da água distribuída à população. Em setembro de 2004, a empresa de saneamento obteve a certificação ISO 9001, na qual ficaram estabelecidos procedimentos para as diversas unidades do sistema de abastecimento e esgotamento. Em 2011, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 2914 que, além de estabelecer padrões de qualidade da água para consumo humano, instituiu competências e responsabilidades, bem como a necessidade de manter a avaliação da qualidade da água distribuída em conformidade com os princípios dos Planos de Segurança da Água, recomendados pela Organização Mundial de Saúde.



P-A - 10/09/2014