PROGRAMA AÇÃO SUSTENTÁVEL

Temas Centrais da Responsabilidade Social relacionados:

  • Envolvimento e desenvolvimento da comunidade

  • Questões relativas ao consumidor

  • Meio Ambiente

1. Apresentação

A visão do Programa de Ação Sustentável (PAS) é a universalização dos serviços de saneamento básico relacionados às perdas sociais e à garantia do bem-estar e da saúde da população, materializando assim a responsabilidade social da SANASA, compromissada com o desenvolvimento da dignidade da pessoa humana.

2. Breve Histórico

Desde 1950, Campinas se apresenta como uma cidade em pleno desenvolvimento.

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Aumento do fluxo migratório. Expansão do aeroporto de Viracopos.

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População de baixa renda passa a ocupar áreas irregulares, com problemas de infraestrutura, acarretando uma alteração profunda no território e desestabilizando o planejamento urbanístico do município.

A SANASA, ciente de sua responsabilidade social, entende, como princípio essencial e inadiável, o abastecimento de água potável para essas comunidades e cria a gerência de Relação com a Comunidade para desenvolver ações voltadas à responsabilidade socioambiental. Por meio dos trabalhos desenvolvidos e monitorados pela gerência, tornou-se possível um estreitamento positivo junto à política social da empresa.

3. Público

Famílias em situação de vulnerabilidade social residentes em Campinas.

4. Objetivos

  • Oferecer tratamento isonômico entre as famílias de baixa renda;

  • Proporcionar redução de perdas no consumo de água;

  • Buscar o consumo consciente deste importante bem da natureza;

  • Buscar o aumento da adimplência dos consumidores.

5. Metodologia

Como fazemos

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Formas de Abastecimento

  • Ligação Coletiva: Ligação concedida, a título precário, para atender a mais de uma economia em áreas de ocupações irregulares, sem perspectivas de regularização ou em regiões sem rede de abastecimento.

  • Ligação individual 1: Ligações coletivas transformadas em ligações individuais, cujo código de consumidor agrupado é mantido com seu histórico;

  • Ligação individual 2: Ligação de água concedida, em caráter precário, em áreas ocupadas de forma irregular, cuja rede de água é acessível tecnicamente ao território, e possuir até três economias, em que o morador se responsabiliza inteiramente pelo pagamento das contas de água e eventuais débitos (Mansa e Pacífica).

Individualização

Em abril de 2017, teve início o processo de indicação de possíveis locais para individualização de consumidores atendidos por ligação coletiva, com rede de água disponível em frente ao imóvel.
Foram visitados 119 trechos de núcleos e, desse total, foram indicados 92 locais com possibilidade de individualização de 2826 ligações de água.
Até 2018, foram individualizadas 1 mil ligações de água.

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Distribuição das ligações a serem individualizadas

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6. Resultados Esperados

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7. Parcerias

  • Associação de moradores;

  • Responsável pela ligação coletiva;

  • Secretaria de Habitação;

  • Secretaria de Planejamento;

  • Igrejas e escolas;

  • Defesa Civil.



-AS - 24/04/2019